Páginas

28 dezembro 2009

Mensagem de fim-de-ano




FELIZ ANO NOVO!




“E assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos.” Ageu 1:7. 


Estamos na virada de mais um ano e, como sempre acontece, estamos cheios de esperanças de que o ano que virá será melhor que o velho. Desejamos paz, saúde e prosperidade para nós mesmos e para os nossos amigos e parentes, e não há nada de mal nisto, pelo contrário, é bom que estejamos sempre em busca de melhoras e crescimentos em nossas vidas e na dos nossos queridos. Mas o que poderá realmente nos assegurar o sucesso no ano que chega?
As tradições supersticiosas (e alguns irmãos infelizmente têm crido nelas) pregam o uso de determinadas cores para alcançar determinados resultados, que se deve dar um beijo em alguém querido exatamente à meia noite, que se deve comer isto ou aquilo, que é bom estar à beira-mar, etc.
Infelizmente, para os supersticiosos que gastam muito para satisfazer tais exigências, não há nenhuma garantia de que o ano será verdadeiramente bom, pois apenas Deus é o Senhor da história e apenas Ele tem a prerrogativa de determinar o curso de nossas vidas.
A profecia de Ageu fala exatamente da prosperidade do povo de Deus. Mostra que o povo passava por necessidades porque se afastara dos caminhos do Senhor dos Exércitos e que seria novamente próspero, em suas vidas e negócios, se retornassem para a vontade revelada do Senhor. O verso no início deste texto diz: “Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos” e, com esta expressão, o profeta está querendo dizer que devemos considerar o nosso passado e aplicá-lo aos nossos caminhos no presente e no futuro. Estamos fazendo isto?
Precisamos sempre lembrar o que Deus fez e tem feito por nós. Conseguir reconhecer a graça divina nos fatos, mesmo os mais simples do nosso cotidiano, para percebermos o quanto Ele é misericordioso e amoroso para conosco. Precisamos nos lembrar sempre do que já aprendemos sobre a vontade de Deus para os seus filhos e prosseguir neste conhecimento. Precisamos nos lembrar sempre de que Deus nos chamou para a luz e não para permanecermos nas obras das trevas.
Para termos um ano novo abençoado e dirigido pelo Espírito Santo devemos nos lembrar de Deus em todos os nossos dias e aplicar a sua verdade em nossas vidas, a sua justiça a nós revelada, e os seus preceitos positivos e negativos a todos os nossos pensamentos, valores e ações. Esta é a garantia real de um ano bom, talvez não pelos padrões do mundo, mas pelos padrões de Deus, que nos declara que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” – Romanos 8: 28.
Que o Espírito de Cristo nos ilumine e que tenhamos um ano de 2010 pleno de bênçãos divinas advindas da nossa correta comunhão com o Senhor. Que a lembrança do que Deus tem feito por nós nos leve à fidelidade, compromisso e disposição para o serviço no reino de Deus, começando aqui pela nossa igreja local.
Para todos nós um verdadeiro Feliz Ano Novo! Amém!

Pr. João Paulo
(Em memória)

22 dezembro 2009

Formandos 2009 SPFB

Agradecemos a Deus por mais uma turma que conclui o curso de Bacharel em Teologia no Seminário Presbiteriano Fundamentalista do Brasil.
Parabéns ao Sergio, Severino, Marcos, Madson e Claudio!






21 dezembro 2009

Estamos realmente adorando ao Senhor?




“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.
João 4:23-24.


Você acorda de manhã. Ainda sonolento percebe que é domingo. Dia do Senhor. Dia para ir à igreja.
A adoração coletiva começa às 8:30h em algumas igrejas. Noutras, às 9:00h, às 9:30h, mas você não sente nenhuma disposição alegre para levantar-se, cuidar das coisas necessárias e caminhar para o lugar de adoração. Afinal de contas, isto se tornou uma rotina dominical vazia, sem significado.
A Palavra de Deus é alimento. Cristo disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Mas, à semelhança dos israelitas no deserto, dizemos: “A nossa alma tem fastio deste pão”. Números 21:5.
Vamos à igreja prestar um culto ao Senhor. Mas, qual será o culto e a adoração que Deus deseja? O que significa cultuar? Jesus disse que: “Deus procura verdadeiros adoradores que adoram o Pai”. Quem são os verdadeiros adoradores?
Paulo afirmou que a verdadeira adoração é aquela que se oferece a Deus pelo espírito, não confiando na carne, mas gloriando-se em Cristo Jesus. Fil 3:3.
Certa vez Jesus citou Isaías 29:13 aos fariseus que acusavam os seus discípulos de não cumprirem a tradição dos anciãos. “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração se afasta de mim”.
Adorar a Deus requer certas atitudes daquele que se aproxima do Senhor para adorá-lo.
A primeira coisa que se requer do adorador é que ele se guarde de uma vida pecaminosa, indiferente aos seus mandamentos. Porque a sua adoração será sem sentido.
Geralmente, dividimos as nossas vidas em dois compartimentos. Um envolvendo nossas atitudes religiosas, outro nossas atitudes não religiosas.
No domingo assumimos um comportamento cristão, mas durante a semana o nosso comportamento não é o mesmo. No domingo passamos alguns minutos ouvindo a Palavra de Deus, mas durante a semana, passamos horas diante da televisão vendo e ouvindo toda sorte de impiedade. Disto não nos cansamos, não nos enfastiamos, mas da presença do Senhor e da sua Palavra sim.
Como está o nosso comportamento cristão durante a semana? Quantos de nós tem se preparado no sábado para a adoração ao Senhor no domingo com os nossos irmãos? O Senhor descreveu o pecado de Israel na sua falsa adoração quando disse: “Não tragais mais ofertas em vão, o incenso é para mim abominação... Não posso suportar iniqüidade, nem mesmo o ajuntamento solene. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos: cessai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto”. Isaías 1:13,16,17.
Nos comparamos a outros irmãos e achamos que a nossa saúde espiritual está em ótimo estado. À semelhança do fariseu desfiamos um rosário de citações de boas obras diante do Senhor e ainda menosprezamos os fracos na fé. O apóstolo João endereçou a sua terceira epístola a um presbítero chamado Gaio. Interessante é o testemunho que ele dá sobre este presbítero. “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma”. III João 1:2.
Como está o estado da nossa alma? A adoração em espírito e em verdade exige o temor de Deus.
A segunda coisa que se requer do adorador é reverência, respeito na presença da santidade divina. Quando o povo de Deus se reúne para adorá-lo, Deus faz-se presente. “Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, aí Eu estarei”, disse Jesus. A Trindade Santa está presente no culto. Isto deveria nos colocar numa atitude de temor e tremor diante de Deus. Mas, não é isto que vemos na maioria dos cultos prestados ao Senhor. Irreverência, desrespeito, anarquia, têm sido comuns nestas reuniões.
A idéia que muitos de nós temos de Deus é a idéia de que Ele é um expectador do nosso culto, que acompanha nossas atividades. Mas a verdade é bem outra. Deus é perfeito em santidade (Mateus 5:48), criador e juiz do universo (Tiago 4:12).
Se a nossa adoração não incentiva os que estão à nossa volta a reconhecerem a soberania, a dignidade de Deus e do Senhor Jesus Cristo, ela falha em princípio. O apóstolo João, em sua visão apocalíptica, viu milhões de milhões e milhares de milhares que com grande voz diziam: “Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças”. Apocalipse 5:12. Precisamos entender, irmãos, que Deus é real e pessoal. Ele almeja que o adoremos.
Os teólogos de Westminster, que compuseram a famosa confissão e catecismo no século XVII, criam que o principal alvo do homem era glorificar a Deus e alegrar-se nele eternamente.
Meu irmão: comunhão com Deus é ou não é o nosso alvo? Quem oferece a maior atração na nossa vida? Deus ou os nossos interesses? Quais as nossas prioridades?
Estamos realmente adorando ao Senhor? O que significa adorar? Alguém definiu assim: “Adorar é o transbordar de um coração grato, impulsionado pelo sentimento do favor divino”.
O salmista disse: “A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor. Não tenho outro bem além de Ti”.




Pr. José Vasconcelos da Silva Filho


11 dezembro 2009

Ansiedade, o mal do nosso século.




“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”
Mateus 6: 25,26.



Todos nós sabemos que a ansiedade é o mal do nosso século, atingindo não só os velhos, mas também os jovens e adolescentes.
O texto referido nos mostra que a ansiedade é inútil. Ela não produz o efeito que procura. Você tem um problema a ser resolvido, em que a ansiedade poderá lhe ajudar? Em nada, pelo contrário, ela irá prejudicar o andamento do processo.
O Senhor Jesus também mostrou que a ansiedade é desnecessária. Ele disse “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta”... “Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles”. Os lírios e as aves passam muito bem sem a ansiedade. Você precisa de um par de sapatos, de um vestido. O problema causador da ansiedade está na marca do sapato, na grife do vestido. O homem do campo se satisfaz com a alimentação básica; será que podemos dizer o mesmo do homem da cidade?
Se a ansiedade é inútil e desnecessária, ela também é pecado. O Senhor Jesus disse: “Não andeis inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas.”
Depois de o Senhor ter dito não andeis ansiosos, acrescentou: “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Se as pessoas estivessem mais preocupadas com o reino de Deus do que com o que vai comer ou vestir, as suas vidas seriam outras.
Quando você estiver ansioso olhe em sua volta e contemple os pássaros e as flores. O interessante é que Jesus, neste texto, não manda ler a bíblia, não manda orar; Ele simplesmente diz: olha.
Vejam o que o apóstolo Paulo nos diz sobre o mesmo assunto na sua carta aos Filipenses 4: 6,7: “Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.
Paulo está ensinando aqui que quando o coração estiver apertado, confuso ou até mesmo indignado contra determinadas situações, em vez de ficar sofrendo, remoendo em silêncio, ore. Desabafe!
O desabafo é a arte de derramar a alma perante o Senhor. Há pessoas que descarregam seus melindres em cima de outras pessoas. Aprendamos a fazer isto diante de Deus.
Você pergunta: Que devo fazer para enfrentar a ansiedade? Os passos sugeridos são progressivos.

Em primeiro lugar você deve olhar em volta, ver o que Deus está fazendo e lembrar que Ele é o nosso Pai. Foi o ensino de Cristo.
Em segundo lugar falar com o pai a respeito da ansiedade. Foi o ensino de Paulo.
Em terceiro lugar lançar sobre Ele a ansiedade. Foi o ensino de Pedro. Na sua I epístola 5: 7 lemos: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.
“Lançar” seria mais ou menos isso: “Senhor, eu coloco este problema em tuas mãos... eu não faço a mínima idéia de como Tu vais resolver isso, mas quero te dizer que eu vou para a cama e vou dormir, e amanhã o Senhor me conta como solucionou isso.”
Jesus disse: “Não andeis ansiosos”. Paulo disse: “Não andeis ansiosos”. Pedro diz: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade”. Todos eles se referem a andar. Não se trata de uma ansiedade provocada por uma eventual ameaça, mas a prática da ansiedade, a ansiedade crônica, a vida ansiosa.
Guarde esta receita para combater a ansiedade. Olhar em volta. Orar ao Senhor e lançar sobre Ele toda a ansiedade.



Pr. José Vasconcelos da Silva Filho


09 dezembro 2009

3º Encontro de Casais da IPFI!


Mais informações através do telefone (81)87691734
emails: fabiocesaroliveira@gmail.com  /  rosanalins@gmail.com