Páginas

25 janeiro 2010

O desgosto de Jonas.





“Mas desgostou-se Jonas extremamente disso, e ficou todo ressentido”. Jonas 4: 1.


O texto lido nos fala do grande desagrado do profeta Jonas. Por que estava ele tão furioso? Porque Deus, em sua opinião, era misericordioso demais.
Deus tinha resolvido poupar Nínive, e Jonas, como patriota, além de profeta, julgou que o ter-se perdoado e poupado Nínive resultaria mais tarde na destruição do reino de Israel. E assim, de fato, aconteceu.
Deus tem se mostrado misericordioso em muitas ocasiões. Ele é rico em misericórdia. Em misericórdia enviou seu filho para sofrer em nosso lugar. Em misericórdia Ele nos tomou, mortos como estávamos, e nos fez viver. No futuro haverá uma nova manifestação de misericórdia abundante e imerecida. O Salvador virá pessoalmente para arrebatar o seu povo deste mundo, onde a morte reina para a terra da vida, nós que o amamos e estamos “esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna” (Judas 1: 21).
Não merecemos tão glorioso arrebatamento. Muitas vezes temos sido frios e infiéis. O nosso zelo tem se afrouxado e nos temos esquecido de orar e vigiar.
Contudo, a grande misericórdia do nosso Senhor ser-nos-á manifestada e Ele descerá do céu para nos arrebatar deste mundo de pecado e morte e levar-nos para sempre junto dele mesmo, onde tudo é vida, gozo e glória. Ele disse: “Virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também”.
Hoje em dia encontramos muitos que, à semelhança de Jonas, ficam furiosos ao ouvirem tais coisas. Não admitem que um homem, por mais devasso e pecador que seja, possa ser salvo. E as palavras de desdém e escárnio se fazem ouvir: “Fulano aprontou, aprontou e agora diz que está salvo, que vai para o céu; eu sei qual o céu para onde ele vai, o céu da boca”.
Sim, o fato de um homem, perdido em seus pecados, ser atingido pela misericórdia de Deus, salvando-o do inferno e transportando-o para o reino da maravilhosa luz, tem desagradado a muita gente. Pergunto: Você é daqueles que se alegram quando um pecador se arrepende e volta-se para o Senhor, ou é um daqueles que, à semelhança de Jonas, fica aborrecido quando alguém é salvo pelo Senhor, recebendo dele a vida eterna?
Quero lhes dizer que, apesar do desagrado de Jonas, Deus mostrou misericórdia aos ninivitas. Que, apesar do seu ódio, da sua amargura, do seu descaso contra Deus e contra o povo de Deus, a misericórdia prometida pelo Senhor e pela qual esperamos confiadamente, com toda a certeza nos será manifestada. O nosso Salvador disse: “Virei outra vez e vos levarei para mim mesmo”. A sua promessa não falhará.
Em certa ocasião o Senhor disse: “Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Mateus 13: 40-43. Jesus virá outra vez. Quer você creia, quer não. Quer você goste, ou não. Ele virá. Nem todos os Jonas furiosos deste mundo poderão evitar essa realização. A vinda de Cristo é um fato, é uma realidade. E uma realidade é uma coisa que não se torna mais ou menos verdadeira porque acreditam ou recusem acreditar nela.
Prepara-te! Arrepende-te dessa vã maneira de viver e de ver as coisas. Crê no Senhor Jesus, busca a sua Palavra, entrega a tua vida ao Senhor e espera, porque Ele vem te buscar.
“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus”.

Um homem que andou com Deus!



“E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metuselá, trezentos anos; e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou”. Gênesis 5: 22-24.

 

Você conhece aquele provérbio que diz “Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és?” Com quem você tem andado ultimamente? Só, mal acompanhado? A Bíblia diz que “as más companhias corrompem os bons costumes”.
Realmente, jovens têm se corrompido por causa das más companhias. Mulheres casadas têm destruído o lar por causa das más companhias, alguns homens também.
O texto nos fala de um homem que andou com Deus. Qual foi o resultado desse andar? Antes de respondermos à pergunta queremos dar algumas informações sobre Enoque.
Foi o sétimo depois de Adão. Seu nome significa “oferenda, consagração”. Enoque era um homem consagrado a Deus numa época de impiedade.
O que é um homem consagrado a Deus? É alguém que vive continuamente no âmbito da vontade de Deus. Três coisas observaremos na pessoa de Enoque.
Em primeiro lugar a sua . Em Hebreus 11: 05 lemos: “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte”. Enoque foi arrebatado por causa da sua fé em Deus. A Bíblia fala do arrebatamento da Igreja e somente chegaremos ao arrebatamento pela fé.
Em segundo lugar o seu testemunho. Qual era o testemunho de Enoque? “Eis que é vindo o Senhor com milhares dos seus santos”. Judas 1: 14.
Quem crê em Deus e anda com Ele vê as intenções futuras de Deus. Ele tem que anunciar a vinda do Senhor. Esta era a preocupação da Igreja Primitiva. O apóstolo Paulo testemunhou: “Porquanto Deus tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos”. Atos 17: 31.
Ouçamos o testemunho do apóstolo Pedro. “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão”. II Pedro 3: 10.
Assim termina o Apocalipse: “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho, Amém. Ora vem, Senhor Jesus”. Apocalipse 22: 20.
E em terceiro lugar queremos tratar do andar de Enoque com Deus. Enoque andou com Deus em tempos difíceis. O livro do Gênesis, capítulo 6, versículos 5 e 11, nos dá um panorama daquela época. “... a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e a imaginação era má continuamente”. “A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência”.
O nosso tempo é igual. Apesar de tudo, Enoque andava com Deus. Ele discernia bem as coisas. Como é o andar com Deus?
Em primeiro lugar é manter um constante diálogo com o Senhor. 
Em Filipenses 3: 20 nós lemos: “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. Em I Pedro 1: 15,16: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto escrito está: sede santos, porque eu sou santo”. Como posso manter esse diálogo com Deus? Leitura da Bíblia e Oração.
Em segundo lugar, acompanhar os passos de Deus de maneira santificada. Como se deve andar com o Senhor Jesus? Do modo como está escrito em I João 2: 6: “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”. Isto é, nem muito rápido, nem muito devagar. Para se andar “com alguém” tem que se andar ao lado dele. Crentes cansados são aqueles que correram adiante do Senhor, fazendo os mais variados planos sem esperarem a resposta de Deus. Outros, no entanto, ficam para trás. Andam muito devagar, são indolentes, são os chamados bebês espirituais.
Em terceiro lugar, andar com Deus é descansar em Deus. Há pessoas muito ocupadas, “não têm tempo”, gastam suas energias, vivem só para si. Não gastam os minutos diários para estarem a sós com Deus.
Através do seu andar perseverante com Deus, Enoque o conheceu melhor, cada vez melhor. Andou com Deus trezentos anos. Quantos há que não passam um ano no evangelho.
Andar com Deus é tê-lo sempre presente e estarmos sempre presentes a Ele. É acomodar-se à sua vontade, conformar-se com os seus desígnios. É ter a sua Palavra como norma e a sua glória como objetivo. “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus, assim também andai nele”.

Rev. José Vasconcelos da  Silva Filho





 


 



 

11 janeiro 2010

Pricípios sobre a reverência no culto





“A Minha Casa será chamada Casa de Oração”. Mateus 21:13


1 – Horário e Chegada ao Templo

  • Chegue sempre pelo menos CINCO minutos antes do horário do culto, trazendo sua Bíblia e hinário;
  • Estacione seu carro em local permitido, sem obstruir a saída de outros veículos;
  • Cumprimente quem estiver à porta, mas entre logo e prepare-se em oração;
  • Não entre no Templo nos instantes em que houver oração ou leitura bíblica;
  • Procure os primeiros bancos, deixando os bancos, deixando os últimos lugares para os retardatários;
  • Escolha seu lugar, se assente e não mude mais, deixando as extremidades dos bancos livres para os que chegam depois;
  • Não espere que o culto inicie para depois entrar.


2 – Silêncio Durante o Culto
a)       
  • Não converse durante o culto, sob pretexto algum;
  • Evite ao máximo sair do Templo durante o culto e, principalmente, durante a pregação;
  • Ensine seu filho antes de vir para a Igreja preparando-o psicologicamente sobre como proceder;
  • Nunca permita que seu filho passeie no Templo no instante de culto e Escola Dominical;
  • Se precisar sair com seu filho por qualquer necessidade, acompanhe-o e volte em silêncio. Mostre seu exemplo.

3 – Participando do Culto
  • Não leia revista, jornal ou outra literatura, mesmo a Bíblia, em textos que não sejam citados pelo pregador, durante o culto e, principalmente, na hora da pregação;
  • Concentre-se e participe nas músicas e orações. Louve a Deus com energia, adorando-o em espírito e em verdade. (João 4:24)
  • Participe do culto, orando intimamente pelo pregador e pelos ouvintes, para que a vontade de Deus seja exaltada;
  • Se houver apelo, ore incessantemente pelos visitantes;
  • Ao orar em voz alta, faça-o de maneira que todos compreendam. Não faça orações muito longas e seja bem objetivo;
  • Ofereça sua Bíblia e seu hinário aos visitantes. Faça-os participar.

4 – Saída do Templo


  • Ao término do culto, lembre-se de sempre assentar, permanecendo em oração silenciosa. Aguarde que o pregador chegue até a porta e então se levante para sair;
  • À porta, cumprimente a todos alegremente, com atenção especial aos visitantes, convidando-os para voltarem outras vezes. Conheça melhor o seu irmão


Igreja Presbiteriana Fundamentalista Parque Novo Mundo.