Páginas

30 julho 2012

Conformismo

    “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...” Rm 12:02.

    Houve um período na história que se caracterizou por certas epidemias. No final do século passado e começo do presente século a febre amarela foi um dos grandes males que ameaçavam o Brasil. Sua transmissão e proliferação através do mosquito chegaram a vitimar, de 1850 a 1912, nada menos de 59.000 pessoas só na cidade do Rio de Janeiro.

    O mundo evangélico também tem sido vítima de certas epidemias que dizimam em muito a Igreja do Senhor Jesus Cristo. São as inovações que surgem de repente e logo se alastram impiedosamente, deixando as seqüelas por longos anos.

    Ultimamente, a Igreja do Senhor Jesus Cristo está sendo abalada por uma onda nefasta que, para surpresa nossa, tem mudado o comportamento até daqueles que achávamos nunca dariam ouvidos a tais absurdos.

    A música estridente e sem sentido está sendo aceita. O sacolejar dos irmãos ante essas músicas que provocam o movimento corporal tem se tornado comum até mesmo em algumas senhoras veneráveis que antes mal podiam sentar-se nos bancos queixando-se do reumatismo.

    Requebrados desajeitados de algumas anciãs já não é mais novidade. A igreja escancarou as portas para que todas as inovações mundanas pudessem entrar sem restrições. Qualquer novidade está sendo muito bem acolhida pelo povo, que deveria se caracterizar pela diferença ante um mundo corrupto e não pela semelhança.

    Não há nada que se veja nos shows mundanos que não possa ser visto hoje em muitas igrejas.
    Pastores estão aderindo a esses novos tempos com a desculpa de que estavam perdendo membros por seguirem uma linha tradicional. Para muitos, o que importa é a igreja cheia, não importa os fins para se chegar a isso. Se esquecem que Cristo disse em Mateus 18:20 “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei no meio deles”.

    É claro que não vamos cruzar os braços contentando-nos com dois ou três, mas sabemos que se o povo se evadir da igreja alegando que o pastor é conservador, radical e intransigente, se ficarem dois ou três reunidos em nome do Senhor Jesus Cristo, Ele, o Senhor, vai estar no meio deles. Nada pode substituir a presença de Cristo na igreja.

    Alguns alegam que estavam perdendo os membros por não haver nenhuma atração na igreja. Igreja não é circo, teatro ou cinema. Nunca li na bíblia que em momento algum os profetas, os apóstolos e o próprio Senhor Jesus Cristo tenham dado margem nos ensinando a que usássemos de artifícios mundanos para atrair pessoas à sua casa de oração. Cristo é suficiente, mas o que vemos hoje nega a suficiência da palavra. Disse o Senhor: “A minha casa será chamada casa de oração” e não casa de show.

    Crentes inovacionistas têm se levantado contra os poucos pastores que ainda são fiéis aos sãos princípios da Palavra e, sem nenhum respeito para com esses ministros, detratam-lhes, tentam expulsá-los da igreja, e alguns têm conseguido, assumindo o lugar que nunca lhes foi dado, nem mesmo permitido pela Palavra.

    Antes, ser um cristão significava ter a cabeça a prêmio, hoje é moda. Os fiéis ao Senhor que não querem e não podem amoldar-se a esse mundo, segundo o ensino do apóstolo Paulo, “são rechaçados, perseguidos, ultrajados, e odiados como se fossem inimigos” Romanos 12:1.

    Hoje, os verdadeiros servos de Deus estão sendo mais respeitados pelos de fora da igreja do que pelos de dentro dela. Disse o apóstolo Paulo escrevendo aos Gálatas: “Fiz-me acaso vosso inimigo dizendo a verdade? Eu bem quisera agora estar presente e mudar a minha voz porque estou perplexo a vosso respeito” Gálatas 4:16-20.

Pr. José Vasconcelos

17 julho 2012

A Falácia da Sabedoria Humana


“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”.  1Co. 1:18



A sabedoria  humana  rejeita  a  verdade de Deus considerando-a loucura. Aqueles que são sábios, de acordo com este mundo descreveu o evangelho como “irrelevante” “ingênuo” e “tolo”.  É assim que eles veem o evangelho. Fazem as seguintes perguntas: Deus é tão cruel a ponto de punir os pecadores? Por isso a Palavra da cruz é loucura para os que estão perecendo.

Ao falar da “Palavra da Cruz”, Paulo tem em mente a mensagem do evangelho. É preciso lembrar que, antes de ser transformada em peças de joalheria que as pessoas usam como ornamento, a cruz era um vergonhoso instrumento de execução.  Era  o  lugar  onde os criminosos mais vis, eram   torturados e mortos. O que poderia ser mais desprezível do que isso? 

Mas a essência do argumento de Paulo engloba não apenas a parte da mensagem que diz respeito à cruz, mas toda a verdade salvadora de Deus. É o alvo central do desprezo humano, mas a verdade divinamente revelada é considerada “loucura” pelo mundo e está sujeita ao escárnio da sabedoria deste mundo.

Paulo confrontou a sabedoria humana no areópago em Atenas. Ele sabia que enfrentaria o mesmo problema em Corinto, cidade conhecida por sua devoção à filosofia mundana, ao prazer terreno e aos apetites carnais.

Muitos, na igreja, hoje teriam sugerido a Paulo que mudasse a sua tática, sua técnica de abordagem, que adaptasse sua mensagem, amenizasse os pormenores que sabia ofenderiam as pessoas.

Mas Paulo “decidiu nada saber entre eles, senão a Jesus Cristo, e este crucificado” 1Co. 2:2. Ele não mudaria sua mensagem para satisfazer os coríntios, eles precisavam da mensagem profundamente simples, a mensagem da cruz.

Paulo faz uma série de perguntas que ridicularizam a sabedoria humana; “onde está o sábio? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?”. Em outras palavras o apóstolo está perguntando; onde estão as pessoas que conseguiram refinar o conhecimento humano, ao ponto de reivindicar superioridade em relação a Deus?

A sabedoria humana conseguiu eliminar as guerras, a fome, o crime, a pobreza ou a imoralidade? As pessoas estão em situação melhor por causa desses sábios? Estão mais conformadas e complacentes?  A sabedoria humana nada mudou.

A vida está cheia dos mesmos problemas e dilemas que sempre arrolaram a raça humana.
As opiniões humanas são frequentemente contraditórias, estão sempre mudando; o que era absoluto ontem, tornou-se relativo hoje. Paulo salienta nos vers. 21 a 25 que a sabedoria do  mundo é  espiri-
tualmente ineficaz; não consegue melhorar a natureza humana ou levar as pessoas a aproximarem-se de Deus.

A igreja precisa reconhecer esta verdade. Todos os filósofos, intelectuais, sociólogos, psicólogos, antropólogos, políticos e outras pessoas sábias, juntas, nunca conseguiram trazer o homem para mais perto de Deus.

A humanidade está em pior situação hoje do que jamais esteve, com maiores índices de  suicídio, ameaça de guerra nuclear, confusão, depressão e devassidão. A sabedoria humana de nossa época está tão falida  quanto  todas as filosofias da antiga corinto.

A verdade é que a sabedoria e a filosofia humana tendem a agravar o estado da humanidade, não melhorá-lo. Os problemas contemporâneos tais como guerras, racismo, alcoolismos, crimes, divórcios, drogas e pobreza, todos atestam isso.

Estas coisas estão crescendo universalmente e ninguém encontra a cura e não vai encontrar. Quanto mais o mundo depende da sabedoria humana tanto mais esses problemas se agravarão.
Existe uma solução para esses problemas? Certamente. Paulo disse: “Aprove a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação”.

O instrumento que Deus utiliza para realizar a salvação é literalmente imbecil aos olhos da sabedoria humana. Mas é o meio primordial de Deus para salvar as pessoas; a proclamação do evangelho.
“Pois não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. Testemunhou o apóstolo Paulo.

 Pr. José Vasconcelos

12 julho 2012

O Perigo da Inconstância

    

“ Ó insensatos  Gálatas! Quem vos fascinou a vós,ante cujos olhos foi representado  Jesus Cristos como crucificado?”
Gálatas 3:1
           Os Gálatas eram descendentes dos gauleses, que invadiram a Grécia e a Ásia menor, cerca de três séculos antes da era Cristã.
    
      Tinham  certos  traços característicos:
    
     A inconstância por exemplo, era um desses traços. Nenhum povo abraçou mais depressa e com tão boa vontade o cristianismo do que o da Galácia.Muitos foram os que receberam a mensagem do evangelho pregada pelo Apóstolo Paulo. Receberam-na com fé e entusiasmo. Receberam-na com gratidão e respeito como o fariam com um anjo ou ainda com o próprio Salvador. Eles estavam prontos até a substituir os olhos enfermos do Apóstolo Paulo por seus  olhos sãos, se isso fora possível.

     Outra característica dos gálatas era a superstição. Praticavam os gálatas não crentes o culto de CIBELE  deusa mitológica, filha do céu e da terra, mulher de saturno, mãe dos deuses.
   
  Sendo os gálatas tão volúveis, isto criava uma péssima situação espiritual. O apóstolo Paulo,   então  tenta  salvar  a   igreja dessa volubilidade. Igreja outrora tão promissora, mas que agora estava se afastando da mensagem cristalina, anunciada anteriormente pelo apóstolo Paulo. Ele disse: “fico surpreso, estou admirado, de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou, à graça de Cristo para outro evangelho”

     Os gálatas facilmente haviam mudado de atitude.   Quando receberam o apóstolo Paulo foi com extrema dedicação. Paulo deu esse testemunho a respeito deles,  ”...se possível fora arrancaríeis os vossos olhos e mos daríeis” Gal. 4: 15.  Mas agora a situação é outra e outra  a   atitude.

     Deixam-se arrastar por judaizantes,  falsos mestres, falsos profetas, que pervertem o evangelho de Cristo, mesclando-o  de judaísmo com o que apresentam; um evangelho diferente do de Cristo. E não contentes com isso, minam a autoridade apostólica de Paulo, procuram arruinar sua obra e isolar os crentes da sua companhia:
     Paulo alertou aos gálatas quanto a esses falsos mestres, “eles vos procuram zelosamente, não com bons motivos, mas querem excluir-vos ou (isolar-vos) para que os procureis com empenho”. Gal. 4:17.

     A inconstância na crença, na prática do primeiro amor, na doutrina que temos aprendido das Sagradas Escrituras, jamais encontre guarida em nosso ambiente cristão. A volubilidade é detestável.

     Quantos que a semelhança dos gálatas são  inconstantes. 

      -Inconstantes na frequência aos cultos.  Numa semana estão super  entusiasmados na igreja, na outra ninguém sabe por onde andam.
      -Inconstantes no interesse pela evangelização.
     -Inconstantes na doutrina. Hoje, aparentemente tão firmes, amanhã negando tudo que defendiam hoje.
     A fidelidade dever ser mantida em sua pureza e integridade, sem solução de continuidade, até a morte. “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” disse o Senhor Jesus.  Ap. 2:10

Pr. José Vasconcelos

06 julho 2012

Não Dê Ouvidos a Gesém


"...na qual estava escrito: Entre as gentes se ouviu e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos, pelo que edificais o muro; e que tu te farás rei deles segundo estas palavras..."
Neemias 6.6


    É surpreendente que muitas pessoas adquirem fama simplesmente por fazerem circular rumores infundados. Os inimigos dos judeus enviaram uma carta a Neemias, na qual estava escrito: foi noticiado entre os judeus e Gesém o diz: “que tu e os judeus intentais revoltar-vos, por cuja causa tu edificas o muro, para que venhas a tornar-te rei deles, conforme estas palavras” 

    O que aprendemos desse fato histórico? Aprendemos que os edificadores de Deus devem sempre esperar que os seus propósitos sejam atacados. Cada homem que Deus usou para edificar qualquer parcela dos muros de Jerusalém foi acusado de egoísmo e do desejo de enaltecimento próprio. Pode ter recebido de Deus o mais glorioso mandato para realizar o trabalho em que está empenhando; e pode ser corroborado na sua convicção do dever, como o foi Neemias, mas tudo isso de nada valerá para reduzir ao silêncio as críticas  de  Sambalá  e  Gesém,  o arábio.

    Os edificadores de Deus tem sempre de sofrer  a língua dos caluniadores e maldizentes. Temos pensado às vezes, que é artimanha do demônio tentar os filhos de Deus e gastarem o seu tempo na  refutação das calúnias por ele forjadas.

    Neemias foi informado de que certas coisas foram ditas acerca dele. Assim as línguas afiadas se esforçam por ferir no coração os sinceros filhos de Deus. Diz-se  “toda a gente acredita”   “é opinião geral”.  Desta maneira, uma atmosfera e uma atitude de desconfiança são criadas.  E geralmente logo aparece alguém que, com sua autoridade pessoal, dá  personalidade àquilo que  foi noticiado e imprime velocidade aos boatos postos a circular – Gesém o diz.

    Não sabemos quem era esse Gesém. O que podemos observar é que ele não serviu a nenhum propósito útil neste mundo, exceto, acreditar as calúnias do inimigo e passar o boato para a frente.

    Gesém tem feito naufragar muitas igrejas e indivíduos. Nada é tão perigoso para a tranquilidade de qualquer igreja como uma ou mais línguas iníquas. Coisas pequenas, bagatelas, são aumentadas e confirmadas por Gesém. Muitos têm sofrido por causa dos vários Gesém. São pessoas de nenhum peso ou influência no círculo onde são conhecidas, mas que são importantes mensageiros de boatos e calúnias.

    Elas dizem: eu não conheço o fato por mim mesmo, não me acho dentro da questão, mas se o senhor fulano diz isso, então pode está certo de alguma coisa há.

    Quem são os Gesém do seu prédio, da sua rua ou da sua igreja? Eles estão em todos os lugares, principalmente nas igrejas.

    O que fazer com eles? Visto que tem andado a muito tempo a falar,  é  talvez inútil esperar que ele agora se cale. O que fazer então?
    A melhor coisa, a melhor de todas as réplicas é:  “assim diz o Senhor” que o crente seja guiado por uma Palavra do Senhor, sustentado dirigido e iluminado por uma Palavra do Senhor, e por essa mesma Palavra se tornará invencível.
    Você está empenhado numa grande obra para o Senhor não mesmo? Deus está vendo o teu trabalho, a tua dedicação, mas os Gesém se opõe a ti, zombam, criticam e saem boatando de ti. Não desanime meu irmão, prossegue com o teu trabalho até que todas as brechas nos muros sejam tapadas e a santa cidade se torne de novo a cidade do rei.

    O que nos importa não é o que Gesém diz, mas o que o Senhor Jesus Cristo nos diz  “servo bom e fiel sobre o pouco foste fiel sobre o muito te colocarei”


Pr. José Vasconcelos