Páginas

27 novembro 2012

    
 
 
 
A Mulher Moderna

     Para  as  feministas, mulher  moderna é aquela que convive com os homens, mas não depende deles, ou pelo menos, luta para romper essa relação de dependência. A mulher cristã tem de suportar as asneiras ditas pela mídia sobre o seu papel, sua importância e seu lugar na sociedade. A mulher cristã tem que estar alerta, vigilante para que a antiga serpente não faça com ela o que fez com Eva no passado, deixando-a confusa.
     A Bíblia tem a palavra final sobre o comportamento humano. Deus não quer zombar de nós com as coisas que inclui na Sua palavra. Ele não pretende fazer com que o seu povo sofra sob uma expectativa irreal que jamais poderá concretizar.
     Hoje a mulher é incentivada a ser independente de tudo e de todos. Ela recebe todo tipo de mensagens, todo o tipo de supostas provas de que a independência é o único meio de ser feliz e, fazer o que quer, e tornar-se o que lhe agrada, irá proporcionar-lhe paz e alegria. Muitas mulheres crentes ficam  confusas,  indecisas entre o continuar nos padrões conservadores que lhes foram passados através das gerações, ou se rompe com tudo isso para poder voar livremente. Muitas mulheres ficam imaginando qual será o comportamento certo para elas.
     A imagem de uma dona de casa ficou associada a uma condição de vida inferior. A historiadora antropóloga Norma Teles, da Universidade Católica de São Paulo, está muito preocupada com as mulheres que preferem cuidar da casa, do marido, dos filhos e delas próprias, a  trabalhar; – “dedicar-se à casa pode ser o retorno de um modelo que já se tornou falido” disse ela.  Por causa desta filosofia de vida tão aceita e defendida atualmente, temos como consequência uma família falida, uma nação falida e o pior uma igreja em crise prestes a falência.
     Mulheres! Busquem a Palavra, orientem-se por ela. Saibam como ser mulheres de Deus neste mundo. Estejam vigilantes porque são muitos os que estão prontos para dar as mulheres uma orientação falsa.
     Há muitas classes de mulheres. Mulheres bonitas, mulheres sábias, mulheres que vencem em suas carreiras, mulheres talentosas, mulheres solteiras, mulheres casadas, mulheres viúvas  e  divorciadas.
Com certeza todas as mulheres da nossa igreja estão incluídas numa ou mais classes qui referidas. Mas o desafio à mulher de hoje é o eterno desafio para que elas sejam mulheres piedosas.
Esta palavra soa estranhamente aos nossos ouvidos, dificilmente a ouvimos hoje. Refletia sobre as mulheres que compõe a nossa igreja. Na minha reflexão fiz algumas perguntas e à semelhança do sábio Salomão que dizia nos seus provérbios: “Há três coisas que me maravilham, e a quarta não conheço” (Pv. 30:18) – Pude responder a algumas delas tendo dificuldade com relação a última.
     Quantas são as mulheres da nossa igreja? Quantas são as talentosas? Quantas são as trabalhadoras? Quantas são as piedosas?
     É coisa muito mais nobre ser uma boa esposa que ser miss universo. É uma realização muito maior formar cristão, a escrever uma novela cheia de imundícia.  É coisa muito mais importante no reino moral ser antiquada a ser ultramoderna.
     O mundo tem mulheres demais que são populares, ele precisa de mais mulheres que sejam puras. O mundo tem mulheres demais que sabem ser espertas, mas ele está precisando de mulheres piedosas.
     Não nos enganemos, sem Cristo no coração podemos ser fisicamente perfeitos, intelectualmente brilhantes, mas espiritualmente mortos.
     Mulher presbiteriana, o maior desafio para você hoje é ser uma mulher piedosa, porque bonita você já é.

Pr. José Vasconcelos

20 novembro 2012




As Marcas de um Verdadeiro Profeta

"Eis que um homem de Deus veio de Judá a Betel com a palavra do SENHOR..." 1 Reis 13


Um  profeta é um  homem que ouviu a voz do Senhor e sabe transmitir a outros o que Deus quer da sua vida. O que Deus quer que seja dito.
Há alguns chamados profetas, que só sabem dizer o que Deus lhes disse sem se importarem se a sua própria vida está em conformidade com a vontade de Deus ou não.
Um verdadeiro profeta ouve a voz do Senhor e logo amolda a sua vida com o modelo de Deus. Isto nos faz servos de Deus e não meros instrumentos.
Balaão sempre falou o que era da vontade de Deus, mas, todo tempo estava a desejar seguir sempre o seu próprio caminho.
Você pode dizer: “mas, todos os   crentes   ouvem  a  voz  do Senhor pela Bíblia” e certamente todos os crentes lêem a Bíblia. É possível ler a Bíblia e não ter coisa nenhuma da revelação do Senhor.
Como pode ser isso? Quando você lê a Palavra com os olhos críticos, duvidando da sua veracidade, quando você a lê para obter informações e nada mais; você não está  desse modo se apropriando da revelação de Deus.
No cap. 13 do 1Reis, temos um profeta a quem Deus falou e sobre quem a autoridade de Deus repousava quando ele transmitia a vontade divina.
Ele podia dizer: “Assim diz o Senhor” e não; “É provável que o Senhor queira dizer isto”.
Aqui não havia incerteza nem hesitação; a Palavra de Deus ecoava e ardia num coração tocado pelo Espírito Santo e teria onde quer que se ouvisse.
Assim, descobrimos na Palavra de Deus qual deve ser a atitude de um verdadeiro profeta do Senhor.
Ele não pode macular a Palavra de Deus. Ele não pode fingi-la com as ideias humanas ou adulterá-la. Mas é o que temos visto. Homens arrogando para si o título de profeta e mutilando a Palavra, dizendo o que a Bíblia nunca disse.
O Cap. 13 de 1Reis  já mencionado, começa assim: “E eis que um homem de Deus veio de Judá com a Palavra do Senhor a Betel e clamou contra o altar com a Palavra do Senhor”.
A esse homem, cujo nome não sabemos, o Senhor não só ordenou que profetizasse contra o altar construído pelo o iníquo Jeroboão rei de Israel, mas também lhe disse: “não comerás pão nem beberás água, nem tornarás a voltar pelo caminho que fostes”.
O que vemos aqui? Vemos que aquele homem de Deus não somente tinha ouvido a voz do Senhor, mas tinha o seu caminho traçado por Deus. “não voltarás pelo caminho por onde fostes”.
Importava diante de Deus o caminho do seu servo. Foi Deus que teve o cuidado de o traçar na sua sabedoria e amor. Não quis que houvesse dúvida ou erro na missão de que tinha encarregado o profeta. O profeta não escolheu o caminho para levar a mensagem, o caminho foi escolhido por Deus.
Uma pergunta fica no ar; se você é um crente no Senhor Jesus Cristo evidentemente você é um profeta, pois, foi chamado para anunciar as Boas Novas de Salvação, para mostrar aos homens o futuro que lhes espera.
A pergunta é: Por onde andas? Por qualquer caminho? Por caminho que os homens te traçaram? Por caminhos mundanos? Esses pés, que são portadores de salvação e libertação, estão presos por algum laço ou algum lugar?
Se Deus te entregou uma mensagem, também Ele te traçou um caminho. Um caminho direito, como sabia João Batista. Um caminho de santidade, como Isaías bem conhecia.
Meditemos na Palavra do Senhor registrada em Oséias 14:9 “Os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles...” Andemos, pois, nos caminhos que o Senhor tem traçado para nós.

Pr José Vasconcelos

12 novembro 2012



Igreja Presbiteriana
Fundamentalista do IPSEP

 Como Edificar a Igreja de Cristo?
Andando com Cristo
Pr. Gedeão Ferreira
IPB em Tejipió - Recife - PE
 
 
 
Como Edificar a Igreja de Cristo?
Sendo Educado Por Sua Palavra 
 Pr. Jaziel Cunha - IPC em Paulista - PE
 
 
 
Como Edificar a Igreja de Cristo?
Aguardando a sua volta
Pr. Demétrio Rocha - IPF em João Pessoa - PB
 
 
Memorial
Cinquenta e cinco anos já passaram e a Igreja Presbiteriana Fundamentalista do IPSEP continua não somente na memória dos que dela participaram mas, na reflexão e prática dos membros que a compõe no presente.
 
Teve seu inicio em torno de um eixo aglutinador; "evangelização" e "defesa da fé" uma vez dada aos Santos.
 
Esta foi a motivação dos pioneiros, daquele que foi poderosamente usado por Deus para a implantação da Igreja Presbiteriana Fundamentalista no Brasil, o Rev. Dr. Israel Gueiros e daqueles que abraçaram esta causa por entenderem as palavras do apóstolo Paulo quando disse: "ninguém pode por outro fundamento, além do que está posto, o qual é Jesus Cristo." I Co 3.11.
 
Esta declaração do apóstolo dos gentios impulsionou os fundadores desta igreja, (Maria Policarpo, Manuel Tristão, Francisco Alves de Siqueira, João Macelino Tavares, Odilon Borges de Souza, Noemia Brás de Lima, Cecílio Antonio de Lima e outros) e tem-nos impulsionado até hoje em todos os passos da nossa vida.
 
A igreja caminhou, apontou rumos, sempre alerta para a integridade da sua missão, disseminando os princípios bíblicos fundamentalistas.
 
A Silhueta da igreja hoje é a mesma de cinquenta e cinco anos atrás, entusiasmo, maturidade, disposição para combater "os ismos modernos".
 
Jesus Cristo nunca mudará "Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente" (Hebreus 13:8). Assim, também, a igreja fundada por Ele deve permanecer fiel aos princípios por Ele ensinados.
 
É um privilégio chegarmos ao quinquagésimo quinto aniversário da nossa igreja, que tenhamos cumprido os propósitos de Deus nestes cinquenta e cinco anos que foram dados.
 
Neste cinquenta e cinco anos o Senhor tem enviado pastores para alimentar e conduzir o rebanho desta igreja e, nós agradecemos pela vida e dedicação de todos eles a saber:
 
Rev. Dr. Israel Furtado Gueiros - Fundador
Rev. Otoniel Esdras Florêncio da Gama - 1959/1962
Rev. Cleto Portela Barbalho - 1963/1964
Rev. Otoniel Esdras Florêncio da Gama - 1965/1966
Rev. Eduardo Rocha Júnior - 1967/1968
Rev. Uziel Furtado Gueiros - 1969
Rev. Israel Furtado Gueiros Filho - 1970/1984
Rev. Samuel Joaquim dos Santos - 1985/1988
Rev. Neemias Reinaux - 1989/1990
Rev. Sérvulo Morais 1991/1992
Rev. José Vasconcelos da Silva Filho - 1993 até a presente data.
 
Ao Senhor da graça e da vida, nós consagramos este quinquagésimo quinto ano.
 
 
Rev. José Vasconselos