Páginas

30 dezembro 2013

Feliz Ano Novo!!!





"Coroas o ano da tua bondade..."
Slamo 65:11
 
Davi agradece e louva a Deus neste salmo, por sua bondade demonstrada nas muitas bênçãos que lhe dispensou no transcorrer do ano, cujo término está contemplando com gratidão. Davi dá graças a Deus pelas bênçãos recebidas. E, olhando para o ano que surgia a sua frente disse: "Coroas o ano da tua bondade"
 
O ato de coroar nos faz lembrar uma série de coroações antigas. A coroação dos heróis, quer nos jogos atléticos, quer nas batalhas, em grandes feitos de armas, caso em que recebiam para cingir a fronte "a coroa da vitória" , constituída de folhas de louro entrelaçadas, naturais ou metálicas. O apóstolo Paulo falou da coroação. "E se alguém milita não é coroado se não militar legitimamente" (2Tm 2:5). "Desde agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia..."(2Tm 4:8). Assim, vemos que o ato de coroar tão comum nos povos da antiguidade é na Bíblia muitas vezes personificadas para indicar figuradamente uma realidade espiritual. Paulo fala da "coroa da justiça", Tiago fala da "coroa da vida"(Tg 1:12).
 
O apóstolo Pedro fala da "imperecível coroa da glória" (1Pe 5:4) e, finalmente, a coroação de Jesus glorificado. Hebreus 2:9 nos diz: " vemos, porém, coroada de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos...".
 
O término de cada ano é como um marco na prolongada estrada da vida. Cada ano é um ponto de referência entre o passado e o presente, entre o presente e o futuro.
 
Pense seriamente sobre a sua vida espiritual nesse novo ano. De onde vim? Para onde vou? E obtenha a resposta as todas essas indagações lendo, e meditando na palavra de Deus.
 
Reflitamos sobre o que fizemos no ano que passou, ponderemos bem na balança da vida qual a concha que subiu e a que desceu. Quem sabe a concha da negligência, do descaso, da amargura, do ressentimento tenha sido mais pesada neste ano que acaba de findar.
 
Um ano novo começou; novas oportunidades estarão diante de todos. Oportunidades de colocarmos na concha o desejo de uma vida santificada, de serviço a causa do mestre, de piedade cristã, de desapego as coisas materiais, para que, ao fim de 2013, se for da vontade do Senhor chegarmos lá.
 
Chegarmos com alegria do dever cumprido, com a consciência pura, iluminada pelo Senhor.
 
Quem de nós chegará ao término de 2013? Será que daqui a um ano estaremos juntos?
 
Bem, se estamos no Senhor, estaremos seguros quer vejamos o raia de 2014 ou não, pois a Palavra nos diz:"...não temos aqui cidade permanente, mas vamos buscando a futura" Heb. 13:14
 
Oremos ao Senhor como o salmista Davi o fez: "Coroas o ano da tua bondade". Sim, Senhor, que a tua graça e misericórdia estejam sobre mim e sobre todos os nossos leitores, sobre o teu povo na face da terra. Visita ó Pai aos enfermos, os que estão hospitalizados, àqueles que não poderão estar com os seus, faze-lhes sentir a Tua presença para que a verdadeira alegria se manifeste neles.
 
Que o Senhor continue nos abençoando em todo o ano 2014!
 
Feliz Ano Novo para todos com Jesus Cristo na direção!!!
 
 
Pr. José Vasconcelos
 


24 dezembro 2013

Recordando o Nascimento de Jesus

Recordar  e   comemorar  o  nascimento de Jesus, é um ato que está ligado intimamente ao caráter do cristão. Verdade é que todos os dias temos o dever e até a necessidade de, lendo um capítulo só que seja do evangelho, recordamos o nascimento, as obras, as maravilhas, a doutrina, a morte, a ressurreição e ascensão do nosso querido Salvador; e ver em tudo isso o seu amor divino e a sua grande misericórdia.
Diz-nos o evangelista Lucas que, naqueles tempos, ordenou Augusto, imperador romano, que se fizesse o senso ou alistamento, de todos os seus súditos.
A águia romana queria, no seu  orgulho,  ufanar-se   mostrando ao mundo o poder das suas armas e a vitória por elas alcançadas, sobre tantas nações que então gemiam sob o seu jugo.
Uma delas era a Judeia. Pátria dos santos patriarcas, mãe de tantos inspirados profetas, e que dera o berço a um Samuel, a  um  Davi,  a   um  Salomão, que assombrara os reinos da terra com a magnificência do seu reinado.
Agora, a Judeia tinha de sujeitar-se como conquistada, às ordens do imperador romano e todos os seus súditos se encaminhavam para a capital, Belém, a fim de cumprirem com o decreto real.
Para muitos, especialmente os pobres, velhos e doentes, era esta uma peregrinação penosa. E, entre esses peregrinos, lá iam a Pátria do rei Davi; José o carpinteiro e Maria. A jovem pobre, a virgem de Nazaré.
Maria estava grávida, esperava em breve dar à luz, o fruto concebido em seu ventre por obra e graça do Espírito Santo, conforme lhe anunciara o anjo Gabriel. (Lucas 1:30)
A gravidez não lhe permitia fazer a jornada com tanta rapidez como os demais que iam a Belém.
José, esposo dedicado e justo, acompanhava-a, esperando o momento em que se cumprissem as palavras que ouvira da boca de um anjo do Senhor. “não temas receber a Maria por tua mulher, porque o que dela se gerou é obra do Espírito Santo”.
Chegaram em Belém, não encontraram pousada. As hospedarias estavam lotadas de forasteiros. Era noite, uma dessas noites lindas, estreladas e serenas, bem que eles poderiam passá-la ao relento ao ar livre; mas, o estado melindroso de Maria não permitia tal coisa.
Era necessário procurar um abrigo para passar a noite e o único lugar encontrado foi uma manjedoura, pousada humilde, junto dos animais que descansavam ao pé da cocheira.
Ali se abrigaram José e Maria. Alta noite, a virgem mãe deu à luz ao divino filho, e não havendo outro aposento, outro berço, ali mesmo foi recostado o filho de Deus, o Criador Supremo do universo, o Salvador do mundo.
Deitado numa manjedoura, tendo como berço umas poucas palhas e umas pobres roupas, ali derramou suas primeiras lágrimas aquele que veio enxugar as nossas.
Oh! Que misericórdia imensa. Quando te dignastes Senhor baixar e sofrer por amor de nós pecadores. Sim, prezados irmãos, somos indignos de tão grande amor, mas olhemos para o evangelho de Jesus e vejamos o que ele nos diz, “hoje, vos nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor”.


Pr. José Vasconcelos

16 dezembro 2013

A Boa Vondade de Deus em Cristo Jesus


“E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”
Lucas 2: 13 e 14


Quando  vemos  o  Salvador envolto  em  panos e deitado numa manjedoura, somos tentados a pensar, será que este é o Filho de Deus?
Mas, quando vemos que o seu nascimento é celebrado com louvores de um exército celestial, então, podemos ter a certeza que este não pode ser outro senão o Filho de Deus.
Vejamos em que se ocupavam os pastores, viviam no campo guardando durante as vigílias da noite o seu rebanho. Os anjos não foram enviados aos principais sacerdotes, nem aos anciãos do povo, e sim, a um grupo de humildes pastores.
As notícias do nascimento de Cristo não lhes foram dadas enquanto dormiam e sim, quando estavam no campo vigiando os rebanhos. Estavam bem acordados e podiam estar seguros do que viam e ouviam. Eles não estavam meditando, não estavam orando, estavam sim, vigiando, cumprindo  com  seu ofício.
Amados Irmãos, Deus não só nos fala quando estamos lendo a Palavra ou orando, Ele também nos fala quando estamos cumprindo o nosso dever. Não estamos fora da presença de Deus um minuto sequer.
Estavam vigiando o rebanho quando aconteceu algo extraordinário, a glória do Senhor os cercou com grande resplendor, o anjo do Senhor veio sobre eles com a maior de todas as mensagens “nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor”.
Grande foi a surpresa, Lucas diz: “tiveram grande temor”. Não esperavam tal coisa, foi tudo tão repentino, tão extraordinário. Diante do resplendor da glória do Senhor, a noite se iluminou.
Deus tem visitado o seu povo, estamos nós atentos, preparados para recebermos estas visitas? Se estamos bem preparados, vigilantes, veremos como muitas vezes, na noite das nossas dúvidas e perplexidades se converte de repente por inspiração e toques amorosos da Graça Divina, em dia cheio de luz e de gozo. Não há noite quando Deus está presente.
Qual a mensagem transmitida pelo anjo? Não foi uma mensagem de ira, mas de misericórdia.. “eis que trago boas notícias, de grande gozo que será para todo o povo, nasceu o Salvador que é Cristo o Senhor”.
Cristo, o Senhor, vos nasceu hoje. Nasceu no lugar em que estava profetizado que nasceria na cidade de Davi. Nasceu para evangelizar os pobres de espírito, nasceu para salvar o homem das penas do inferno, pelo que é motivo de grande gozo para todo o povo, pois em nenhum  outro  há  salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4: 12.
Que noite maravilhosa aquela em que Cristo nasceu. Os anjos louvaram a Deus dizendo: “Glória a Deus nas alturas”. Glorificavam a Deus e felicitavam os homens, paz na terra, boa vontade para com os homens.
Notemos esta expressão: “Boa vontade para com os homens”.
Alguns tem interpretado erroneamente esta expressão e dizem: “Boa vontade entre os homens”  ou  “Homens de boa vontade”.   Na verdade, lemos em Romanos 3:9-23, que Deus não encontrou nenhum homem desta classe, “como está escrito, não há um justo, nem sequer um, não há ninguém que entenda, não há ninguém que busque a Deus...” O Senhor Jesus disse: “Eu não vim chamar os justos, e sim a pecadores, os sãos não precisam de médicos e sim os doentes. Eu  vim buscar e salvar o que se havia perdido”.
Diante disto concluímos que todos os bens que desfrutamos depende da boa vontade de Deus para conosco. Se estamos em paz com Deus tudo o mais irá bem.
Deus se manifestou a nós através do Senhor Jesus Cristo, bendita vontade de Deus, paz na terra, Cristo disse: “Deixo-vos a paz a minha paz vos dou”.
Amados irmãos que a paz do Senhor Jesus Cristo esteja como todos vós neste Natal e todos os dias. Que o Senhor vos abençoe. Amém!
 
 
Pr. José Vasconcelos Silva Filho
 

09 dezembro 2013

O Dia da Bílbia

 
 
 
 
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho"
Sl 119:105
 
 
O dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado.
 
A data escolhida foi o segundo domingo do Advento (o Advento é celebrado nos quatro domingos que antecedem o natal). Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia.
 
No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.
 
Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizando.
 
Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948.
 
Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo Domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim.
 
A Bíblia que temos hoje no Brasil ela foi Traduzida pelo Pastor Português João Ferreira de Almeida que Nasceu por volta de 1628, em Torre de Tavares, Portugal, e morreu em 1691, na cidade de Batávia (atual ilha de Java, Indonésia). Ele traduziu a Bíblia para a língua portuguesa que só foi concluída alguns anos mais tarde em 1753.
 
As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo país.
 
Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo território nacional.
 
Algumas citações sobre a Bíblia:
 
"O crente negligente na leitura da Bíblia, também o será na sua vida cristã" Max Reuch.
 
"Uma Bíblia nas mãos é melhor que duas nas prateleiras" Paul Holdcraft.
 
"Satanás não tem medo de Bíblias empoeiradas" Geikie Cowper.
 
"É impossível governas o mundo retamente sem Deus e a Bíblia" Geoge Washinton.
 
"Um homem não pode ser considerado educado, se não conhecer as verdades fundamentais da Bíblia"  Eleonor Doan.
 
"Deixe a Bíblia encher a sua mente, orientar o seu coração e guiar os seus passos". Henrietta C. Mears
 
"Os leitores assíduos da Bíblia são crentes em crescimento; quando os cristãos deixam de ler o santo livro, cessa também o seu crescimento espiritual". Daniel Webster
 
Edgard C. Watts, da Califórnia (EUA), com 84 anos de idade, já havia lido a Bíblia 161 vezes, aduzindo-se a circunstância de que tinha apenas um olho" Eleonor Doan.
 
"Muitos livros foram publicados para nossa informação. A Bíblia, contudo, nos foi concedida para nossa transformação" Will Hougnton.
 
"É uma espécie de impiedade não ler aquilo que por nós e para nós escreveu a mão do próprio Deus. Que ninguém incorra nesta falta, tendo ao seu alcance a leitura da santa Bíblia" Agostinho
 
 
Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil e outros
 
Pr. José Vasconcelos

 

 


04 dezembro 2013

A Verdadeira Religião


 “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas, porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”

1 Tm 4.16




É comum ouvirmos alguns evangélicos dizerem: “os homens atualmente estão buscando mais diretamente as brigas doutrinárias do que a anunciação da salvação em Cristo Jesus."
Dizem: deixemos as questões doutrinárias de lado e partamos para a evangelização, pois é o mais importante; não queremos tirar os méritos evangelísticos de muitos irmãos que estão empenhados em ganhar almas para Jesus, enfim, estes têm feito um grande trabalho no rei de Deus, porém, queremos lembrar aos indecisos quanto à doutrina, que não adianta projetar a planta de um grande edifício, com a maior beleza possível, sem que se pense primeiramente em seus alicerces, verificando-se se os mesmos são suficientemente fortes para suportar o peso a eles destinados.
Apresentamos hoje ao mundo, o Cristo vivo, poderoso, maravilhoso. Se não cuidarmos dos alicerces doutrinários que sustentam o verdadeiro cristianismo, como então se garantirá o progresso do crente em Cristo?
Ao entrarmos num alto edifício, o que primeiramente procuramos são os elevadores que nos levarão do primeiro ao último andar.
Mas o que seria do nosso objetivo em subir a algum andar do referido prédio, se os elevadores não tivessem o ponto de apoio necessário para realizar a ascensão gradativa aos andares por nós desejados?
Diz a Bíblia que a nossa santificação é progressiva, ontem éramos bebês em Cristo, como disse Paulo, não podemos receber ainda o alimento sólido, estávamos no primeiro andar do edifício que é Cristo. Hoje, porém, graças aos ensinamentos sãos, às doutrinas fundamentalistas que Cristo nos legou, estamos em contínua ascensão. Quanto mais nos fortalecemos na fé e na decisão doutrinária, mais ainda subimos no grande edifício da santificação.
Muitos estão sendo convertidos, mas não estão recebendo a sã doutrina. Estão no andar térreo do edifício, não lhes estão sendo indicados os elevadores seguros, para a ascensão que lhes será a santificação.
Qualquer um dos elevadores serve – dizem alguns pregadores. Todos eles sobem – (todas as religiões nos levam a Deus), acrescentam.
Enfim, quantas discussões, quantos problemas levantados por causa da religião. Alguém disse que a religião é tão misteriosa como “a vaca preta que come capim verde e dá leite branco e manteiga amarela – através de seu sangue que é vermelho”.
Nos meios evangélicos, geralmente faltam-lhes a definição exata do que é religião.
Segundo Langston, “ a religião é a vida do homem nas suas relações, isto é, a vida do homem em relação a Deus que o criou...”
Há muitas religiões, milhares – e, dente elas, existem as falsas e a verdadeira. Tiago fala da religião pura e imaculada. Notem que ele não cita as religiões puras e imaculadas, mas se reporta a apenas uma; pois ela é única. Qual então? Você pergunta.
O cristianismo difere de todas as demais religiões; e seu conteúdo foi revelado por Deus, sendo uma expressão externa por parte dos crentes, não na tentativa de obterem salvação, mas antes, para através dela, expressarem seu profundo agradecimento.
Religião é vida, é religação com Deus e só há um meio para o homem religar-se com o Senhor todo poderoso, através de Jesus Cristo. O evangelho, no entanto, orienta e define a religião. O apóstolo Paulo dizia “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...” Rm 1: 16
Se você está procurando uma religião para se salvar, você está no caminho errado, na procura errada.
Busque a Cristo, decida-se por ele, siga-o. Fazendo assim, você poderá dizer que está dentro da verdadeira religião, pois, a religião verdadeira é aquela que leva o homem a ser grato a Deus pela salvação que ele recebeu na pessoa de Jesus Cristo.
A religião verdadeira é manifesta na comunhão do homem com Deus e com seu próximo, no desejo de santificação, na mais alta expressão de louvar ao Senhor Jesus Cristos como expressou-se o apóstolo Pedro “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que segundo a sua grande misericórdia nos gerou de novo, para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.
Sim, dizemos como o apóstolo Pedro: “Bendito seja Deus que nos salvou na pessoa do seu filho Jesus”.
E então, você vai continuar como está?
 
Pr. José Vasconselos