Páginas

22 agosto 2013

Lucro Real

“Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo” 
“E na verdade tenho também  por perda todas as coisas, pela excelência  do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco, para  que possa ganhar a Cristo”. Fp 3.7,8


Você  já  ouviu alguém  se pronunciar quanto ao seguir o Senhor Jesus  fazenda esta pergunta: “o que ganharei aceitando o evangelho?”
A esta pergunta que algumas vezes se ouve; as sagradas escrituras respondem com uma solução genuína.      
Muitos há neste mundo que desejam ganhar tudo, mas sem se sacrificar. Verificamos que mesmo na vida comercial há balanços todos os anos, onde se registra os ganhos e as perdas.
A vida cristã não é constituída apenas de ganho, há perdas também. Por isto é tempo para examinarmos  o  alvo da nossa existência, fazendo um balanço da nossa vida afim de sabermos e sentirmos como está a nossa vida espiritual.

O sábio Salomão no livro de Eclesiastes 1:3 analisou o complexo problema de tudo o que existe debaixo do sol. Ele perguntou: “Que vantagem tem o homem de seu trabalho?”
Nunca houve um homem que fosse dotado de tantas  beneficência como Salomão. Ele desfrutou de uma riqueza abundante, de sabedoria, tudo que desejava estava ao seu alcance, e mesmo assim, ficou longe da satisfação total. Ele disse: “vaidade de vaidade tudo é vaidade”  (Eclesiastes 12:8)
Certa vez o Senhor Jesus Cristo perguntou aos seus discípulos: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”.

Você já pensou nisto - de que adianta tanta correria, tanta preocupação, tanto sucesso e no fim perder a alma?
Sempre houve, e hoje mais do que nunca, uma correria desenfreada pelas coisas materiais. O objetivo é ganhar popularidade e as honras do mundo.
A história enumera os grandes e, entre eles, músicos, pintores, escultores, pensadores, escritores que procuram as glórias terrenas.
Todos aspiram a fama do mundo, todos lutaram e viveram para realizar o seu idealismo, e assim, perderam as suas almas. Isso foi uma grande perda sim, pois que aproveita ao homem ganhar fama, riquezas, honras e perder a sua alma?

Agora, vejam o que Cristo disse: “quem perder a sua vida por amor de mim, acha-la-á”.
Em Cristo só há ganho. Ele é o Senhor da vida e veio até nós para nos salvar da morte eterna. Para resgatar a alma perdida em seus delitos e pecados.
O apóstolo Paulo exortava ao jovem Timóteo quanto  a fugir das coisas deste mundo com as seguintes palavras:  “mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão, milita a boa milícia da fé, lança mão da vida eterna, para a qual também foste chamado”.  (ITm. 6:11 e 12)

Este ideal espiritual governou a vida inteira do ap. Paulo, o que se entende pelas suas próprias palavras; “O que para mim era ganho, reputei-o perda por Cristo; na verdade tenho também por perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor, pela qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco para que possa ganhar a Cristo” (Fl. 3: 7 e 8)

Feliz é o crente que sempre tem em vista este fim fundamental. O apóstolo Paulo ensinou ao seu jovem cooperador Timóteo que, a piedade com o contentamento é grande ganho”.  (ITm. 6;6)

Nenhum comentário: