Páginas

28 março 2012

O Conselho de Deus

   
O apóstolo   Paulo,  quando   de sua última viagem a Jerusalém, chegando a Mileto, mandou chamar os presbíteros da igreja para ter com eles um contato pessoal. Na presença deles, Paulo fez-lhes ligeiro relato de sua missão apostólica.  Disse-lhes que testificara tanto a judeus como a gentios, falando-lhes  do  arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo. E, acrescentou: “Portanto, eu vos protesto no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus”. Atos 20:27

Todo o conselho de Deus. O que significa esta expressão do grande apóstolo Paulo? Sem sombra de dúvida, ela significa todas as doutrinas fundamentais   do  cristianismo, tendo Cristo, e este crucificado, como tema central.

Cristo  crucificado  e  ressurreto deve ser o assunto da pregação do evangelho. Deve-se pregar com toda clareza  sobre  a  condição dos pecadores perante  a  justiça de Deus. Mostrar-lhes à luz da Bíblia Sagrada que a humanidade jaz debaixo da condenação. Que o ser humano, caído como se sabe, não tem capacidade nem possibilidade de reabilitação diante de Deus por seus próprios esforços.

Temos de mostrar, com firmeza, que as chamadas “Boas Obras”, não salvam. Mesmo porque o pecador é incapaz de praticar boas obras. O coração humano está corrompido pelo pecado e é impotente moralmente para se purificar. De uma fonte impura como é o coração humano, não pode surgir o que é puro.

Os crentes fieis têm o sagrado dever de denunciar o erro onde e com quem estiver o erro.

Muitos estão pregando o evangelho que é mutável a cada instante. Hoje dizem uma coisa, amanhã dizem outra;  um evangelho inseguro, indefinido, sem pronunciações.

O evangelho  “São Boas Novas”, não são contudo essas boas novas apresentadas atualmente que apresenta soluções para os problemas físicos, sociais e financeiros. Isto é engano, é deturpação do verdadeiro evangelho.

O mundo hoje, mais do que nunca, precisa do Senhor Jesus Cristo. E o cristianismo evangélico como se encontra nas páginas  das escrituras, tem a mensagem adequada às necessidades de todas as criaturas humanas. Mensagem de paz para os corações perturbados e aflitos; mensagem de ânimo para os desalentados  e cansados;  mensagem de certeza para as almas  mergulhadas na dúvida no que concerne à vida, além do túmulo.

Observamos, porém,  que há igrejas que parecem estar vivas, mas estão mortas. Estão mortas por terem se afastado da Palavra de Deus, dando ouvidos a fábulas. Estamos no “tempo do fim”, em que o evangelho da Redenção é posto de lado pelos mestres do erro e do negativismo doutrinário, para ser substituído pelo chamado “evangelho” da prosperidade, evangelho sem cruz e sem um Redentor.

E os pregadores desse pseudo evangelho procuram levar ao ridículo os genuínos pregadores do evangelho autêntico.

Não nos preocupemos com isso, preguemos com empenho todo o conselho de Deus e assim, estaremos cumprindo com o nosso dever.

Anunciemos que Cristo, e somente Ele,  satisfaz  plenamente  às   exigências dos nossos corações quaisquer que sejam. Ele nunca despediu vazio, o coração que o buscou.

Há lugar para todos os que nEle confiam – “...o que vem a mim disse Ele, de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37.

Vejamos o seu convite, “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas”  Mateus 11: 28, 29

Pr José Vasconselos

Nenhum comentário: