Páginas

27 novembro 2012

    
 
 
 
A Mulher Moderna

     Para  as  feministas, mulher  moderna é aquela que convive com os homens, mas não depende deles, ou pelo menos, luta para romper essa relação de dependência. A mulher cristã tem de suportar as asneiras ditas pela mídia sobre o seu papel, sua importância e seu lugar na sociedade. A mulher cristã tem que estar alerta, vigilante para que a antiga serpente não faça com ela o que fez com Eva no passado, deixando-a confusa.
     A Bíblia tem a palavra final sobre o comportamento humano. Deus não quer zombar de nós com as coisas que inclui na Sua palavra. Ele não pretende fazer com que o seu povo sofra sob uma expectativa irreal que jamais poderá concretizar.
     Hoje a mulher é incentivada a ser independente de tudo e de todos. Ela recebe todo tipo de mensagens, todo o tipo de supostas provas de que a independência é o único meio de ser feliz e, fazer o que quer, e tornar-se o que lhe agrada, irá proporcionar-lhe paz e alegria. Muitas mulheres crentes ficam  confusas,  indecisas entre o continuar nos padrões conservadores que lhes foram passados através das gerações, ou se rompe com tudo isso para poder voar livremente. Muitas mulheres ficam imaginando qual será o comportamento certo para elas.
     A imagem de uma dona de casa ficou associada a uma condição de vida inferior. A historiadora antropóloga Norma Teles, da Universidade Católica de São Paulo, está muito preocupada com as mulheres que preferem cuidar da casa, do marido, dos filhos e delas próprias, a  trabalhar; – “dedicar-se à casa pode ser o retorno de um modelo que já se tornou falido” disse ela.  Por causa desta filosofia de vida tão aceita e defendida atualmente, temos como consequência uma família falida, uma nação falida e o pior uma igreja em crise prestes a falência.
     Mulheres! Busquem a Palavra, orientem-se por ela. Saibam como ser mulheres de Deus neste mundo. Estejam vigilantes porque são muitos os que estão prontos para dar as mulheres uma orientação falsa.
     Há muitas classes de mulheres. Mulheres bonitas, mulheres sábias, mulheres que vencem em suas carreiras, mulheres talentosas, mulheres solteiras, mulheres casadas, mulheres viúvas  e  divorciadas.
Com certeza todas as mulheres da nossa igreja estão incluídas numa ou mais classes qui referidas. Mas o desafio à mulher de hoje é o eterno desafio para que elas sejam mulheres piedosas.
Esta palavra soa estranhamente aos nossos ouvidos, dificilmente a ouvimos hoje. Refletia sobre as mulheres que compõe a nossa igreja. Na minha reflexão fiz algumas perguntas e à semelhança do sábio Salomão que dizia nos seus provérbios: “Há três coisas que me maravilham, e a quarta não conheço” (Pv. 30:18) – Pude responder a algumas delas tendo dificuldade com relação a última.
     Quantas são as mulheres da nossa igreja? Quantas são as talentosas? Quantas são as trabalhadoras? Quantas são as piedosas?
     É coisa muito mais nobre ser uma boa esposa que ser miss universo. É uma realização muito maior formar cristão, a escrever uma novela cheia de imundícia.  É coisa muito mais importante no reino moral ser antiquada a ser ultramoderna.
     O mundo tem mulheres demais que são populares, ele precisa de mais mulheres que sejam puras. O mundo tem mulheres demais que sabem ser espertas, mas ele está precisando de mulheres piedosas.
     Não nos enganemos, sem Cristo no coração podemos ser fisicamente perfeitos, intelectualmente brilhantes, mas espiritualmente mortos.
     Mulher presbiteriana, o maior desafio para você hoje é ser uma mulher piedosa, porque bonita você já é.

Pr. José Vasconcelos

Nenhum comentário: