Páginas

19 dezembro 2016

Não Despreze sua Bíblia

"Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia"

Salmos 119:97


J. W. Alexander disse: "O estudo da Palavra de Deus, com o propósito de descobrir a vontade de Deus, é a matéria secreta que tem formado os grandes homens de caráter". Uma das maiores evidências que provam a verdade da Bíblia está na vida transformada de homens e mulheres que colocaram sua fé e confiança em Jesus Cristo. Uma fé perseverante na verdade de Deus revelada nas Escrituras fortalece a confiança das pessoas, mesmo diante das maiores provações e tribulações.

Uma fé inabalável na revelação da Bíblia irá nos capacitar a permanecer firmes contra as maiores perseguições, no livro de Hebreus 11, registra que os grandes heróis da Bíblia, ficaram firmes contra a oposição de satanás. A Bíblia tem fascinado e chamado a atenção dos homens mais brilhantes de cada geração. Um escritor anônimo, certa vez comentou: "Aquele que ensina a Bíblia, nunca é um professor, é sempre um estudante".

Um dos pais da Igreja que viveu no II Séc. chamado Tertuliano, devotou sua vida ao estudo da Bíblia dia e noite. No final de sua vida, Tertuliano tinha memorizado a maior parte da Bíblia, inclusive as pontuações! Um profundo amor pelas escrituras, motivou os cristãos daqueles primeiros séculos de perseguição a andar em obediência ao Salvador Jesus Cristo. Eusébio, o maior historiador da igreja primitiva, escreveu sobre um cristão que sofreu perseguição, cujos olhos foram queimados durante uma das grandes perseguições contra a igreja primitiva. A despeito da perda dos olhos, esse irmão podia repetir aos cristãos reunidos, grandes porções da Bíblia de memória.
Thomas Beza, o brilhante tradutor da Bíblia que viveu em 1585 d.C. tinha um amor tão grande, tão profundo pelas Palavras do Salvador que, como iotenta anos, ainda podia repetir de memória todas as epístolas do Novo Testamento, em grego.

Vai aqui uma pergunta, você tem amado a Palavra de Deus? Se tem, evidentemente você é um estudioso das Sagradas Escrituras.
Conheço irmãos que são fanáticos por testemunhos de terceiros. Tem em casa dezenas de fitas desse gênero. Podem citar, e tem feito com frequência, inúmeros casos acontecidos com irmãos e o respectivo livramento. Mas... não sabem narrar uma parábola de Cristo e, quando se trata do Velho Testamento, ai é que não sabem nada mesmo. Hoje estamos vivendo um analfabetismo bíblico generalizado. Nas grandes concentrações eu vejo multidões com a Bíblia nas mãos. Mas, será que a tem na mente e no coração? Sabem qual a razão de tantos problemas na igreja? Desconhecimento das Escrituras.
O que mais vejo, são irmãos com a fé abalada, desesperançadas, lamuriantes; também pudera, a Palavra fica relegada a segundo plano e, às vezes, a plano nenhum. A nossa fé, é imensamente fortalecida quando estudamos e meditamos na Palavra de Deus. Aqueles que amam a Bíblia nunca irão se encontrar sem um amigo Fiel, um maravilhoso e sábio conselheiro, um maravilhoso e sábio conselheiro, um companheiro alegre e o mais efetivo conforto para alma.
Agora, voltando ao caso daquele crente da igreja primitiva que teve os olhos queimados e apesar de cego, podia repetir aos demais cristãos, grandes partes da Bíblia de memória; aqui vem a pergunta: Se você ficasse cego, quanto da Bíblia você poderia falar para outras pessoas? Não é um caso para se pensar? Tem muita gente que não lê a Bíblia porque é cega mas o pior cego é aquele que pode ler e não o faz. Francis Bacon, era um dos melhores cientistas da Inglaterra no Séc. XVI e contribuiu muito para o estudo da natureza. Escreveu um livro intitulado "O avanço do aprendizado", no qual incentivou que fosse feito um estudo da Bíblia para mostrar sistematicamente como Deus cumpriu exatamente cada predição que foi feita há mais de mil anos. Maravilhado com a criação do mundo, Francis Bacon escreveu: "Tuas criaturas, Ó Senhor, tem sido meus livros, mas a Tua Sagrada Escritura muito mais. Tenho Te buscado nos bosques, nos campos e nos jardins; mas tenho Te encontrado, Ó Deus, em Teu santuário, no Teu Templo".
Embora Bacon reconhecesse a incrível evidência sobre Deus revelada na ciência e na natureza, descobriu que o conhecimento mas profundo de Deus é encontrado no estudo detalhado da Palavra de Deus.
O Senhor Jesus disse: "nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus".

Pr. José Vasconselos




Nenhum comentário: