Páginas

10 dezembro 2016

Prevenindo-se Contra a apostasia


"Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição"

2 Ts. 2:3

    Na citação que acabamos de ler, o apóstolo Paulo estava referindo-se sobre a grande apostasia final. Há diferença entre apostasia e desvio. O crente desviado é aquele que sai da comunhão com o Senhor por algum motivo. Apóstata é o indivíduo ou grupo que professa acreditar no evangelho e depois renega a fé que disse possuir.
    Essa grande apostasia final de que fala o apóstolo Paulo será da igreja professa, isto é, daqueles que se acobertam com o nome de Cristo, mas não são dEle. Por isso mesmo, será a mais perigosa época da igreja ser minada internamente por inimigos disfarçados. A igreja atravessará uma prova terrível. Perecerá a igreja de Cristo? Nunca. Porque o Senhor Jesus garantiu que "as portas do inferno não prevalecerão contra a ela" E qual será o final de tudo isso? Para os crentes genuínos o arrependimento da igreja.
    "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre as nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares e, assim, estaremos para sempre com o Senhor" 1 Ts. 4:16 e 17.
    E quanto aos apóstatas? O resultado de todos eles está descrito em Apocalipse 14:8-11. "Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição..." A sua loucura será evidente a todos, e muitos, se envergonharão por tê-los seguido. Falsos líderes, hipócritas, rebeldes contra Deus. O apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo disse: "E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem a verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto a fé. Não irão, porem avante, porque a todos será manifesto o seu desvario como também o foi daqueles" 2 Tm 3:8 e 9.
    O que devemos fazer então? Lembrarmos sempre dos conselhos e instruções que a Palavra do Senhor nos dá. Por exemplo: "Guarda o bom depósito, pelo Espirito Santo que habita em nós" 2Tm 1:14.
      O bom depósito é justamente o tesouro das verdades que nos foram divinamente reveladas nas Escrituras sagradas. Não lutemos contra ideias mentirosas com os nossos próprios pensamentos, usemos a espada do Espirito para destruir sofismas. O apóstolo Paulo escrevendo aos Efésio disse: "Tomai a espada do Espírito que é a palavra de Deus" Ef. 6:17.
   
    Andarmos no Espírito Santo. "... Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de ponderação" 2 Timóteo 1:7.
     O espírito de Deus que em nós habita, nos dar recursos infinitos para resistirmos, ainda que tudo pareça ruir ao nosso redor.

    Fortificarmo-nos na Graça. "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. Os apóstatas não atentam para a graça de Deus, justamente porque nunca tiveram aventura de experimentá-la. Mas é por sua graça que Deus salva e mantém o crente na salvação. A graça de Deus  é capaz de fortalecer o crente e fazê-lo permanecer firme. " por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperais inteiramente na graça que vos estás sendo trazida na revelação de Jesus Cristo". 1 Pe 1:13

    Finalmente, Separados. O apóstolo disse que "numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e barro. Alguns para honra;outros para desonra. Assim, pois, se alguém se purificar destes erros, será utensílios para honra, santificado e útil ao seu possuidor (Cristo) estando preparado para toda a boa obra. 2 Tm 2:20 e 21.

    Se você possui a fé sem fingimento, se você é guiado pelo Espírito Santo, se você é treinado na palavra de Deus; separe-se de todos os que são apóstatas, pois a condenação deles já está selada.
"Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificaram o Filho de Deus; e expõe ao vitúpério" Hebreus 6:4-6

Pr. José Vasconcelos

Nenhum comentário: