Páginas

01 dezembro 2017




Somente a Fé (Parte 4) 

"Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem”.
Hebreus 11:1


 O poder  da  fé  que  agrada a Deus  é  impressionante. Ela liberta o pecador da ignorância, covardia e egoísmo, dando-lhe convicção e coragem para enfrentar os reis deste mundo, e até as fornalhas do inimigo. Essa é a fé que obedece a Deus apesar das circunstâncias ou consequências. Essa é a fé daqueles que não adoram a Deus por causa daquilo que ele lhes faz, mas por causa daquilo que Ele é; um Deus totalmente justo, santo, puro e perfeito. A fé crédula diz: obedeça se for popular; A fé covarde diz: obedeça se for seguro;

A fé que agrada a Deus diz: obedeça se for de acordo com a Palavra de Deus. Obedeça mesmo se for impopular, perigoso ou desvantajoso. Em Hebreus nós lemos: “Pela fé apagaram a força do fogo” (Hb. 11:34) – não diz que apagaram o fogo mas, o poder do fogo”. “É simplesmente maravilhoso quando o crente entra na fornalha, mas a fornalha não entra nele”. Temos que manter este fato em mente, porque a Babilônia é a primeira superpotência gentia, enquanto a última superpotência, também é chamada de Babilônia, a grande, a mãe das meretrizes e das abominações da terra” (Apocalipse 17).De acordo com a Palavra de Deus, todas as religiões serão finalmente unificadas debaixo de uma só autoridade. Já estamos vivendo esse processo de unificação.

A Palavra do Senhor nos conclama a fugirmos dela (Babilônia) e a única maneira é “BATALHARMOS pela fé que uma vez foi dada aos Santos (Judas 3) porque é ela que vence o mundo.

Quando somos assaltados por estas forças demoníacas (doutrina de demônios) a fé fundamentada na Palavra de Deus resiste, rechaça violentamente esses ataques.

Calvino disse: “A raiz da fé jamais se pode arrancar do coração piedoso, senão que, cravada em seu mais íntimo recesso aí se apega”.

Como uma árvore firmada em suas raízes que mesmo sacudida pareça inclinar-se para cá ou para lá, como uma luz que jamais se extingue, ou é sufocada, que não se esconde; com este exemplo se evidencia que a Palavra é uma semente incorruptível, produz fruto semelhante a si mesma cujo gérmen nunca murcha ou perece de todo” (Inst. Da Religão Cristã).Jó testemunhou: “Ainda que ele me mate, nele esperarei” (Jó 13:15)

O que sustem os dardos inflamados do maligno, o que nos leva a defender, lutar, conservar a mesma posição, suster-se, equilibrar-se, resistir ao inimigo conservar-se sempre a mesma altura?

O apóstolo Paulo responde: “Tomando sobretudo o escudo da fé com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”.

O escritor da epístola aos Hebreus afirma que, servos de Deus, pela fé da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos” (Hebreus 11:34)

V A Fé que é custosa.
Costumamos ver a fé como algo que anima, abençoa, contagia, mas a fé também é custosa. As pessoas mencionadas em Hebreus 11 pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, mas também pagaram um alto preço por causa da fé em Deus.

Abel foi martirizado pela fé; Abraão teve de deixar sua terra e seus parentes; Moisés teve de deixar os tesouros e prazeres do Egito; Davi foi perseguido por Saul durante muitos anos, mas Deus fez coisas maravilhosas através deles.

No fim deste cap. 11 de Hebreus vemos que a coisa muda. As pessoas mencionadas são postas à prova, (zombadas, acorrentadas, colocadas na prisão, maltratadas, afligidas, açoitadas).

Isso nos mostra como a vida de fé é custosa. Jesus Cristo disse que ficaríamos neste mundo para sermos testemunhas (João 17: 14-19), porém Ele nos advertiu que o mundo ama os seus e assim como odiaram o Mestre, odiarão a nós. Ele ainda disse: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos”.

Historiadores afirmam que a Igreja Primitiva se apoiava sob o tripé da Koinonia (comunhão), Diakoinia (serviços) e Martyria (testemunho). Naquela época dar “testemunho” significava testificar sua fé em Cristo diante de um tribunal que poderia condená-lo a morte. Hoje, “testemunhar” tem sido usado por muitos para dizer o que Deus tem feito em suas vidas, mas naquela época era arriscar o pescoço.


Pr. José Vasconcelos
Próximo Boletim Parte 5 conclusão 










Nenhum comentário: