Páginas

07 junho 2012

Levando a sério a vida cristã

“Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte”.
I Pedro 4: 15-16.
Às vezes se ouve dizer: "Se fulano é cristão, Deus me livre do cristianismo". Evidentemente, tal argumento não passa de uma infantilidade, é antes uma desculpa para viver sem Deus. Seria a mesma coisa que eu dizer: Houve um derrame de notas falsas de cinquenta reais. Outro dia eu vi uma delas, nunca mais quero possuir uma nota de cinquenta. Não é absurdo e ilógico pensar assim? Da mesma forma é absurdo e ilógico alguém dizer que não será um crente no Senhor Jesus Cristo só porque alguém que se diz discípulo de Cristo não vive como tal.
Todos nós sabemos que há muitos crentes que envergonham o evangelho. Ficamos tristes com os que assim procedem, é uma terrível desonra ao nome de Cristo. Cumpre a cada um de nós não procedermos assim. Precisamos ter cuidado para evitar que, com justiça, isto se possa dizer de nós. Vivamos com mais cuidado, fazendo um exame de consciência. Dedicar à nossa maneira de viver o mais meticuloso cuidado afim de que em nada possamos ofender "irmãos fracos" ou afastar qualquer pessoa de Cristo.
O salmista Davi orou "Vê se há em mim algum caminho mau". O certo é que muitas das pessoas com quem temos contato só sabem de Cristo o que vêem de nós. Talvez não se dêem ao incômodo de ler a Bíblia, mas procuram vê-la em nós e, provavelmente, com mais atenção do que imaginamos.
Ao que parece, Davi compreendia isto. Ele rogou a Deus: "Guia-me pela vereda direita, por causa dos que me andam espiando". Salmo 27: 11.
É da máxima importância e deve ser nossa preocupação constante que em nós se veja um verdadeiro reflexo, um verdadeiro retrato de Cristo, e não uma caricatura.
Isto não é fácil de se atingir, requer muito cuidado, e só assim se conseguirá. O apóstolo Paulo disse: "Por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens". Atos 24: 16. O apóstolo Pedro disse: "Pelo que amados... procurai que dele sejais achados imaculados, irrepreensíveis em paz". I Pedro 3: 14.
É difícil? É. Nem se pode conseguir por meio de nossos esforços; porém, pela graça de Deus e pelo seu poder consegue-se o impossível. O que a nós nos compete é nos dedicarmos a isto com mais desejo.
Todos nós estamos sujeitos a sermos censurados. Mas, se falam mal de nós, que não seja por faltarem em nós qualidades verdadeiramente cristãs, ou por mau procedimento nosso. O apóstolo Pedro reconhecia o perigo de assim acontecer quando preveniu os cristãos "se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem aventurados sois... mas que nenhum de vós padeça como mal feitor ou como o que se entremete em negócios alheios".
Importa que as nossas vidas possam suportar o exame da parte de Deus e dos homens e, para que assim seja, é essencial que Cristo habite em nós.
Uma consciência pura e sem ofensa para com Deus. Pensamentos limpos, propósitos santos. Os homens podem ver os resultados manifestos, porém Deus esquadrinha o coração e pode discernir os pensamentos e intenções. Hebreus 4: 12.
"Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem havemos de tratar". Hebreus 4: 13. O salmista disse: "Senhor, Tu me sondaste e me conheces... de longe entendes o meu pensamento". Salmo 139: 1,2.
O apóstolo Paulo também exorta os filipenses a serem"sem escândalo algum" (Filipenses 1: 10), o que parece corresponder a uma consciência sem ofensa para com os homens. Também, quanto a isso, ele avisa os cristãos escrevendo aos tessalonissenses "abstende-vos de toda a aparência do mal" (I Tessalonissenses 5: 2).
Que Deus nos ajude, a todos nós que proferimos o nome de Cristo, a tratarmos a sério esses assuntos até a vinda de Cristo. Que Deus nos ajude a viver de acordo com a sua Palavra. É difícil? É, mas com a sua graça e o seu poder conseguiremos.
Pr. José Vasconcelos

Nenhum comentário: