Páginas

02 junho 2012

Um Homem Que Andou com Deus


“E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metuselá, trezentos anos; e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou”. Gênesis 5: 22-24.
Você conhece aquele provérbio que diz “Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és?” Com quem você tem andado ultimamente? Só, mal acompanhado? A Bíblia diz que “as más companhias corrompem os bons costumes”.

Realmente, jovens têm se corrompido por causa das más companhias. Mulheres casadas têm destruído o lar por causa das más companhias, alguns homens também.
O texto nos fala de um homem que andou com Deus. Qual foi o resultado desse andar? Antes de respondermos à pergunta queremos dar algumas informações sobre Enoque
Foi o sétimo depois de Adão. Seu nome significa “oferenda, consagração”. Enoque era um homem consagrado a Deus numa época de impiedade.

O que é um homem consagrado a Deus? É alguém que vive continuamente no âmbito da vontade de Deus. Três coisas observaremos na pessoa de Enoque.

Em primeiro lugar a sua . Em Hebreus 11: 05 lemos: “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte”. Enoque foi arrebatado por causa da sua fé em Deus. A Bíblia fala do arrebatamento da Igreja e somente chegaremos ao arrebatamento pela fé.

Em segundo lugar o seu testemunho. Qual era o testemunho de Enoque? “Eis que é vindo o Senhor com milhares dos seus santos”. Judas 1: 14.

Quem crê em Deus e anda com Ele vê as intenções futuras de Deus. Ele tem que anunciar a vinda do Senhor. Esta era a preocupação da Igreja Primitiva. O apóstolo Paulo testemunhou: “Porquanto Deus tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos”. Atos 17: 31.

Ouçamos o testemunho do apóstolo Pedro. “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão”. II Pedro 3: 10.

Assim termina o Apocalipse: “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho, Amém. Ora vem, Senhor Jesus”. Apocalipse 22: 20.

E em terceiro lugar queremos tratar do andar de Enoque com Deus. Enoque andou com Deus em tempos difíceis. O livro do Gênesis, capítulo 6, versículos 5 e 11, nos dá um panorama daquela época. “... a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e a imaginação era má continuamente”. “A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência”.

O nosso tempo é igual. Apesar de tudo, Enoque andava com Deus. Ele discernia bem as coisas. Como é o andar com Deus?
Em primeiro lugar é manter um constante diálogo com o Senhor. Em
Filipenses 3: 20 nós lemos: “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. Em I Pedro 1: 15,16: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto escrito está: sede santos, porque eu sou santo”. Como posso manter esse diálogo com Deus? Leitura da Bíblia e Oração.

Em segundo lugar, acompanhar os passos de Deus de maneira santificada. Como se deve andar com o Senhor Jesus? Do modo como está escrito em I João 2: 6: “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”. Isto é, nem muito rápido, nem muito devagar. Para se andar “com alguém” tem que se andar ao lado dele. Crentes cansados são aqueles que correram adiante do Senhor, fazendo os mais variados planos sem esperarem a resposta de Deus. Outros, no entanto, ficam para trás. Andam muito devagar, são indolentes, são os chamados bebês espirituais.

Em terceiro lugar, andar com Deus é descansar em Deus. Há pessoas muito ocupadas, “não têm tempo”, gastam suas energias, vivem só para si. Não gastam os minutos diários para estarem a sós com Deus.

Através do seu andar perseverante com Deus, Enoque o conheceu melhor, cada vez melhor. Andou com Deus trezentos anos. Quantos há que não passam um ano no evangelho.

Andar com Deus é tê-lo sempre presente e estarmos sempre presentes a Ele. É acomodar-se à sua vontade, conformar-se com os seus desígnios. É ter a sua Palavra como norma e a sua glória como objetivo. “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus, assim também andai nele”.

Pr. José Vasconcelos


Nenhum comentário: