Páginas

23 maio 2012

Não Desperdice Sua Mocidade


E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: bom mestre, que hei de fazer para conseguir a vida eterna?”  Mateus 19:16
Jesus   havia  abençoado as crianças e se dispunha a partir. Estava com pressa de chegar a Jerusalém. Muitos quilômetros se estendiam à sua frente, na estrada que o levava à cidade Santa.    Imediatamente  espalhou-se pela Aldeia, onde Jesus descansara, a notícia da sua partida.  Mas eis que Ele já vai, está a frente dos apóstolos. Os discípulos o seguem, conversam e caminham.
De repente chega um jovem. Mestre, Mestre, Jesus pára. Que há? O jovem toma fôlego e depois com olhar inquiridor, fundo como de águia que espia o infinito fala: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”
Quantas vezes  o  Senhor respondeu aquelas mesmas perguntas, mas agora é um jovem cheio de vida, rico, forte, que pergunta.
O Senhor vai responder. Mas, primeiro lhe diz para não o chamar de bom, que só Deus é bom. Depois enumera-lhe os mandamentos. Conhece-os? Sim, conhece-os. O jovem os tem  guardado desde a sua mais tenra idade. Mas isso não lhe abasta, quer mais. Alguma coisa que seja heroica, que seja grande, que demande força. Os jovens são assim, como Alexandre, quando jovem queria um cavalo, depois um mundo para conquistar. “Mestre que me falta?” Jesus fica emocionado e sente uma grande simpatia por aquele rapaz, tão cheio de oportunidades. E respondeu: “uma coisa te falta, vai, vende tudo quanto tens e dá-os aos pobres e terás um tesouro nos céus; e vem, segue-me”. O que aconteceu ao moço? Empalidece, abaixa a cabeça e volta pelo mesmo caminho donde veio. Os discípulos estão observando tudo e declaram: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas”. E Jesus torna a falar: filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus”.
Quais as riquezas que a mocidade tem em suas mãos? Mesmo que não possua bens materiais, os jovens possuem um corpo forte, uma inteligência dinâmica, um espírito ativo, uma estrada ainda longa. Quanta riqueza.  Senhor disse, vai, vende tudo quanto tens e segue-me”.  O Senhor quer que ponhamos tudo à sua disposição, tudo. Corpo, inteligência, espírito e muito mais. E a história desse jovem rico se repete. Por que se repete? Porque fomos  ensinados  desde  a meninice que a vida consiste na abundância dos bens que possuímos.
Ao passo que Jesus ensina que a vida consiste na abundância das coisas que damos, que oferecemos, que distribuímos. A nossa educação tem sido falha e continua a ser. Se não entregamos os nossos bens a Jesus a quem os entregamos? Ao mundo. O que você tem ou dá para Deus, ou dá para o diabo, com você é que não ficará. Um dia, encontrar-nos-emos com a vida no fim. Encostados por doenças, talvez num hospital, sendo muito bem cuidado, mas a vida por um fio. Tantos bens, tanta riqueza, para que? Por isto acho muito oportuno, lembrarmos das palavras do sábio Salomão: Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que vem os maus dias e cheguem os anos dos quais venha a dizer: não tenho neles contentamento”. A velhice é uma realidade. Muitos chegarão a ela com amargor, com decepção. É na velhice que se entende que tudo é vaidade.  Por isto a exortação Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade”. Se aquele jovem rico da história dos evangelhos tivesse seguido a Jesus, que teria sido dele? Que aconteceu aos que tinham sido pescadores e seguiram ao Mestre? Aqueles que deixaram os seus bens para seguirem a Jesus, ganharam muito mais nesta vida e a promessa da vida eterna.
Quando o homem volta às suas costas para Jesus, ele aumenta a miséria da sociedade,  perde a sua alma e atrapalha os outros.
Pr. José Vasconcelos

          

Nenhum comentário: