Páginas

08 maio 2012

Estende a Tua Mão


“E aconteceu também, noutro sábado que entrou na sinagoga e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada”
“E,  olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E assim ele o fez, e a mão lhe foi restituída, sã como a outra”.    Lucas 6: 6 e 10

A Passagem trata de um homem que tinha a mão direita mirrada, ou seja, seca, ressequida. Não era a mão esquerda e sim a direita.
Que lição, no sentido espiritual, podemos tirar desse fato? No Salmo 18: 35 nós lemos ”Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve...”.  Salmo 118:16 “A destra (a mão direita) do Senhor se exalta , a destra do Senhor faz proezas” e, ainda, no Salmo 60:5 “Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com tua destra e ouve-nos”.
Vemos assim que a mão direita fala do Poder do Senhor. Assim também na nossa vida.
A maior parte de nós faz mais com a mão direita do que com a esquerda.
Temos mais poder na mão   direita, mais força  e  mais  facilidade em fazer quase tudo.
Faltando-nos a mão direita, ficamos incapacitados, privados de fazer muitas coisas, enfim foi-se nossa força principal.
Assim era com este homem, tinha a mão direita mirrada, inútil. Fazia qualquer coisa, mas não fazia tudo quanto queria nem tudo quanto devia fazer se tivesse as duas mãos.
Apliquemos isto às nossas vidas: Há muitos, espiritualmente falando,  que estão com suas mãos direitas mirradas.

Estaremos aceitando tal estado como normal  para o crente?

O Senhor não nos quer aleijados, mas, robustos e no pleno uso de todos os nossos membros espirituais. A mão direita está pendida, inútil, ressecada.  O que é que a inutiliza?

Determinado vício, pode fazer com que você esteja aleijado na igreja. O gosto pelas críticas, a procura por alguma novidade indevida, as críticas, a discórdia tão comuns entre alguns são como um membro aleijado inútil como a mão ressequida. Estaremos nós aceitando tal estado como normal?

Em Gálatas 2:9 o apóstolo fala da mão direita de comunhão, “Deram-nos a destra de comunhão”.

No mundo de hoje, o aperto de mão é o símbolo dessa comunhão ou amizade.  Se este homem, o da passagem lida, vivesse nos nossos dias, estaria incapacitado de estender a mão direita para mostrar a sua comunhão. De todos os impedimentos e de todas as incapacidades da igreja de Cristo, hoje em dia talvez esta seja a maior.

Quantos e quantos há que são incapazes de estender essa mão direita da comunhão. Oh! Irmãos quão triste é para nós vermos que nem todos têm essa boa disposição de nos estender a mão direita e muitas vezes nós também não a estamos estendendo.

Sim, a comunhão entre os irmãos é de vital importância para o crescimento da igreja.  No evangelho de João cap. 17 está registrado a oração sacerdotal do Senhor Jesus Cristo.  E Ele ora pelo menos quatro vezes pedindo ao Pai que nós sejamos um. “Que Eles sejam um”, como tu o Pai, o és em mim e eu em Ti”.

Como está a tua mão direita da comunhão? Ela está sã ou mirrada?

Em Isaías o Senhor fala da mão direita de direção. “Eu o Senhor teu Deus te tomo pela mão direita”.

Adão, antes de pecar, era guiado por Deus. Enoque era guiado por Deus.  Os servos do Senhor sempre foram dependentes do Senhor, guiados pelo Senhor.

Mas, quantos desastres tem havido na vida de muitos por causa da independência. Tiram a sua mão da mão de Deus, resultado, a mão fica-lhes mirrada. Querem dirigir-se a si próprios, tornam-se inúteis.
 
O homem que quer viver independente de Deus, vive sem forças, incapaz de comunhão, e com falta de direção.

Mas, louvado seja o Senhor porque Ele pode restituir essa mão mirrada, inútil, a cada um que sofre desse aleijão. Ele disse àquele homem, “Estende a tua mão”.  Era essa justamente a coisa que ele não era capaz de fazer, estender a mão. E é essa justamente a coisa que muitos não são capazes de fazer; estendê-la.

A sua mão está encolhida, imprestável, morta, mas o Senhor está a dizer, estende a tua mão.

O homem mostrou fé, fez o esforço e o Senhor agiu. A mão ficou sã como a outra.

Que ouçamos a voz do Senhor que nos diz, “Estende a tua mão” e obedeçamos pela fé para recebermos o poder de  sermos o que Ele quer que sejamos. De vivermos em perfeita comunhão com todo o povo de Deus e de sermos guiados em toda a sua vontade.

 Pr. José Vasconcelos





Nenhum comentário: