Páginas

17 julho 2012

A Falácia da Sabedoria Humana


“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”.  1Co. 1:18



A sabedoria  humana  rejeita  a  verdade de Deus considerando-a loucura. Aqueles que são sábios, de acordo com este mundo descreveu o evangelho como “irrelevante” “ingênuo” e “tolo”.  É assim que eles veem o evangelho. Fazem as seguintes perguntas: Deus é tão cruel a ponto de punir os pecadores? Por isso a Palavra da cruz é loucura para os que estão perecendo.

Ao falar da “Palavra da Cruz”, Paulo tem em mente a mensagem do evangelho. É preciso lembrar que, antes de ser transformada em peças de joalheria que as pessoas usam como ornamento, a cruz era um vergonhoso instrumento de execução.  Era  o  lugar  onde os criminosos mais vis, eram   torturados e mortos. O que poderia ser mais desprezível do que isso? 

Mas a essência do argumento de Paulo engloba não apenas a parte da mensagem que diz respeito à cruz, mas toda a verdade salvadora de Deus. É o alvo central do desprezo humano, mas a verdade divinamente revelada é considerada “loucura” pelo mundo e está sujeita ao escárnio da sabedoria deste mundo.

Paulo confrontou a sabedoria humana no areópago em Atenas. Ele sabia que enfrentaria o mesmo problema em Corinto, cidade conhecida por sua devoção à filosofia mundana, ao prazer terreno e aos apetites carnais.

Muitos, na igreja, hoje teriam sugerido a Paulo que mudasse a sua tática, sua técnica de abordagem, que adaptasse sua mensagem, amenizasse os pormenores que sabia ofenderiam as pessoas.

Mas Paulo “decidiu nada saber entre eles, senão a Jesus Cristo, e este crucificado” 1Co. 2:2. Ele não mudaria sua mensagem para satisfazer os coríntios, eles precisavam da mensagem profundamente simples, a mensagem da cruz.

Paulo faz uma série de perguntas que ridicularizam a sabedoria humana; “onde está o sábio? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?”. Em outras palavras o apóstolo está perguntando; onde estão as pessoas que conseguiram refinar o conhecimento humano, ao ponto de reivindicar superioridade em relação a Deus?

A sabedoria humana conseguiu eliminar as guerras, a fome, o crime, a pobreza ou a imoralidade? As pessoas estão em situação melhor por causa desses sábios? Estão mais conformadas e complacentes?  A sabedoria humana nada mudou.

A vida está cheia dos mesmos problemas e dilemas que sempre arrolaram a raça humana.
As opiniões humanas são frequentemente contraditórias, estão sempre mudando; o que era absoluto ontem, tornou-se relativo hoje. Paulo salienta nos vers. 21 a 25 que a sabedoria do  mundo é  espiri-
tualmente ineficaz; não consegue melhorar a natureza humana ou levar as pessoas a aproximarem-se de Deus.

A igreja precisa reconhecer esta verdade. Todos os filósofos, intelectuais, sociólogos, psicólogos, antropólogos, políticos e outras pessoas sábias, juntas, nunca conseguiram trazer o homem para mais perto de Deus.

A humanidade está em pior situação hoje do que jamais esteve, com maiores índices de  suicídio, ameaça de guerra nuclear, confusão, depressão e devassidão. A sabedoria humana de nossa época está tão falida  quanto  todas as filosofias da antiga corinto.

A verdade é que a sabedoria e a filosofia humana tendem a agravar o estado da humanidade, não melhorá-lo. Os problemas contemporâneos tais como guerras, racismo, alcoolismos, crimes, divórcios, drogas e pobreza, todos atestam isso.

Estas coisas estão crescendo universalmente e ninguém encontra a cura e não vai encontrar. Quanto mais o mundo depende da sabedoria humana tanto mais esses problemas se agravarão.
Existe uma solução para esses problemas? Certamente. Paulo disse: “Aprove a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação”.

O instrumento que Deus utiliza para realizar a salvação é literalmente imbecil aos olhos da sabedoria humana. Mas é o meio primordial de Deus para salvar as pessoas; a proclamação do evangelho.
“Pois não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. Testemunhou o apóstolo Paulo.

 Pr. José Vasconcelos

Nenhum comentário: