Páginas

06 julho 2012

Não Dê Ouvidos a Gesém


"...na qual estava escrito: Entre as gentes se ouviu e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos, pelo que edificais o muro; e que tu te farás rei deles segundo estas palavras..."
Neemias 6.6


    É surpreendente que muitas pessoas adquirem fama simplesmente por fazerem circular rumores infundados. Os inimigos dos judeus enviaram uma carta a Neemias, na qual estava escrito: foi noticiado entre os judeus e Gesém o diz: “que tu e os judeus intentais revoltar-vos, por cuja causa tu edificas o muro, para que venhas a tornar-te rei deles, conforme estas palavras” 

    O que aprendemos desse fato histórico? Aprendemos que os edificadores de Deus devem sempre esperar que os seus propósitos sejam atacados. Cada homem que Deus usou para edificar qualquer parcela dos muros de Jerusalém foi acusado de egoísmo e do desejo de enaltecimento próprio. Pode ter recebido de Deus o mais glorioso mandato para realizar o trabalho em que está empenhando; e pode ser corroborado na sua convicção do dever, como o foi Neemias, mas tudo isso de nada valerá para reduzir ao silêncio as críticas  de  Sambalá  e  Gesém,  o arábio.

    Os edificadores de Deus tem sempre de sofrer  a língua dos caluniadores e maldizentes. Temos pensado às vezes, que é artimanha do demônio tentar os filhos de Deus e gastarem o seu tempo na  refutação das calúnias por ele forjadas.

    Neemias foi informado de que certas coisas foram ditas acerca dele. Assim as línguas afiadas se esforçam por ferir no coração os sinceros filhos de Deus. Diz-se  “toda a gente acredita”   “é opinião geral”.  Desta maneira, uma atmosfera e uma atitude de desconfiança são criadas.  E geralmente logo aparece alguém que, com sua autoridade pessoal, dá  personalidade àquilo que  foi noticiado e imprime velocidade aos boatos postos a circular – Gesém o diz.

    Não sabemos quem era esse Gesém. O que podemos observar é que ele não serviu a nenhum propósito útil neste mundo, exceto, acreditar as calúnias do inimigo e passar o boato para a frente.

    Gesém tem feito naufragar muitas igrejas e indivíduos. Nada é tão perigoso para a tranquilidade de qualquer igreja como uma ou mais línguas iníquas. Coisas pequenas, bagatelas, são aumentadas e confirmadas por Gesém. Muitos têm sofrido por causa dos vários Gesém. São pessoas de nenhum peso ou influência no círculo onde são conhecidas, mas que são importantes mensageiros de boatos e calúnias.

    Elas dizem: eu não conheço o fato por mim mesmo, não me acho dentro da questão, mas se o senhor fulano diz isso, então pode está certo de alguma coisa há.

    Quem são os Gesém do seu prédio, da sua rua ou da sua igreja? Eles estão em todos os lugares, principalmente nas igrejas.

    O que fazer com eles? Visto que tem andado a muito tempo a falar,  é  talvez inútil esperar que ele agora se cale. O que fazer então?
    A melhor coisa, a melhor de todas as réplicas é:  “assim diz o Senhor” que o crente seja guiado por uma Palavra do Senhor, sustentado dirigido e iluminado por uma Palavra do Senhor, e por essa mesma Palavra se tornará invencível.
    Você está empenhado numa grande obra para o Senhor não mesmo? Deus está vendo o teu trabalho, a tua dedicação, mas os Gesém se opõe a ti, zombam, criticam e saem boatando de ti. Não desanime meu irmão, prossegue com o teu trabalho até que todas as brechas nos muros sejam tapadas e a santa cidade se torne de novo a cidade do rei.

    O que nos importa não é o que Gesém diz, mas o que o Senhor Jesus Cristo nos diz  “servo bom e fiel sobre o pouco foste fiel sobre o muito te colocarei”


Pr. José Vasconcelos

Nenhum comentário: