Páginas

31 outubro 2012

 
 
 

"Conheçamos e prossigamos a Conhecer ao Senhor..."
Oséias 6: 3a

 
 
 
 
Até   o   ano  de  1780,  não   havia Escola Dominical  nas igrejas. Neste ano porém, um jornalista inglês por nome Robert Raikes,  fundou a Escola Dominical para ministrar educação cristã as crianças pobres que não frequentavam escola. Nessa época a situação moral e espiritual do país era preocupante. Raikes observou que entre as causas dos crimes e bebedice desenfreada estava a ignorância. As crianças trabalhavam durante a semana e, aos domingos, ficavam nas ruas sem qualquer atividade. Para esses meninos, Raikes teve a idéia de organizar uma escola que funcionaria aos domingos, e não cuidaria apenas   da   educação  secular, mas daria também a educação religiosa e teria a Bíblia como livro-texto.

Hoje, ninguém questiona a importância da Escola  Dominical na vida do crente. Ela tem servido para a formação do caráter.    Transmite conhecimentos bí-blicos e livra  o protestantismo dos abusos da autocracia clerical. A.S. London afirmou certa vez, mui acertadamente: “Extinga a Escola Dominical e dentro de quinze anos, sua igreja terá apenas a metade de seus membros”.

Houve, também, quem afirmasse: “75% dos membros de todas as denominações, 85% dos obreiros e 95% dos pastores e missionários, foram em qualquer tempo, alunos da Escola Dominical do Profº Di Benson.

Tornou-se a Escola Dominical tão importante, que já não podemos conce-ber uma igreja sem ela. São muitos os benefícios trazidos por esta escola. Nela aprendemos a Bíblia, a mensagem do Todo Poderoso. O estudo bíblico e doutrinário devem ser o objetivo maior de uma Escola Dominical pelas relevantes razões apresentadas:

- A Escola Dominical é a maior agência de ensino da Igreja;
- Nenhuma outra reunião tem um programa de estudo sistemático da Bíblia com a mesma  abrangência e profundidade;
-  Ela é ajustada a cada faixa etária;
- Tem um currículo que  possibilita um estudo completo das Escrituras em  linguagem  acessível  a  cada segmento;
- É relevante porque fortalece a comunhão com Deus  entre os irmãos;
-  Propicia um ambiente favorável ao inter-relacionamento dos crentes;
- Prepara a pessoa  para  enfrentar  melhor os problemas da vida;
-  Apresenta oportunidade para  compartilharmos experiências cristãs;
- Reúne as pessoas num caráter participativo;
- Dar oportunidade de trazermos outros para ouvir a mensagem do evangelho;
- Fonte de Educação que transforma vidas.

A Escola Dominical tem sido por muitos anos o termômetro da igreja. O que ela faz, o que ela realiza ou deixa de realizar, reflete-se no trabalho da nossa igreja. Portanto, é pela Escola Dominical que se reconhece uma igreja em relação a sua atuação e trabalho.

No entanto, o que vemos hoje é uma grande fatia do povo evangélico não dando o mínimo ou nenhum valor a Escola Dominical. Tais membros nem de longe imaginam as bênçãos que estão perdendo. O crente vive da Palavra (Mateus 4:4), porque a cada domingo pela  manhã, a Palavra é abundantemente ministrada.

A credibilidade da Escola Bíblica Dominical  precisa ser restaurada. Ela não é sociedade interna como a AAF ou  S.V.S.   É uma sociedade só de líderes? Não.  É a própria igreja crescendo e desenvolvendo-se através do estudo da Palavra de Deus. Se a escola for fraca, consequentemente a igreja será fraca. Precisamos conscientizarmos dessa importância e prioridade. Dediquemo-nos à Escola Dominical nosso tempo, nossa oração, nossos cuidados e prestígios. O dinamismo da Escola Dominical depende de mim, depende de você e depende nós.
Também, não nos esqueçamos que o lar pode ser o mais forte aliado da Escola Dominical ou, seu pior inimigo.

Venha a essa maravilhosa escola, ela só traz benefício.
Venha e Traga seus Filhos!
 
 
Pr. José Vasconselos


Nenhum comentário: