Páginas

23 outubro 2012

“Deixai vir a mim, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus” 
Marcos 10:14
       
Você sabia que os filhos são presentes de Deus aos Pais? Eva, logo que lhe nasceu Caim, declarou: “Alcancei de Deus um varão”, e depois, da chegada de Sete afirmou ela ainda: “Deus me deu outra semente”.  Jacó, sendo interrogado por Esaú a respeito dos seus filhos, respondeu-lhe: “São os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo”. Por sua vez, José, encontrando-se com seu velho pai Jacó, apontando para os filhinhos disse-lhe que “eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui” (Gn. 48:9).       

 E muitas outras passagens confirmam esta verdade. As crianças são dádivas, são  presentes que Deus entrega aos pais. Estas dádivas são de elevado preço. Uma criança não é uma coisa qualquer que se atire para um canto com desprezo. É uma personalidade íntegra. Tem um corpo que deve ser cuidado, uma alma que merece zelo, uma inteligência e uma vontade que exigem cultivo e ambiente próprio.
Foi também pelas crianças que Cristo deu sua vida numa cruz. Comprou-a por preço de sangue.

É esse, precisamente o valor do tesouro que Deus graciosamente entrega aos pais. Quando você embala o seu filhinho ocorre-lhe porventura que ali está um presente divino que vale mais do que os mundos? Se todos os pais tivessem tal consciência, não haveriam tantas crianças abandonadas pelas ruas, pelas sarjetas  cheirando cola, se prostituindo, praticando violência, disto podemos ter certeza.
Segundo a Bíblia, os pais são depositários dessas dádivas. Deus lhes entrega as criancinhas para eles as guardarem com zelo e amor. Os pais têm a responsabilidade de alimentar-lhe o corpo com o pão de cada dia, e nutrir-lhe o espírito com a verdade. Cristo disse numa certa ocasião “Deixai vir os meninos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus” (Mc. 10:14).

Como vão as pais devolver ao Doador as criancinhas que lhe foram confiadas? Temos de pensar seriamente nisto. Deus quando nos deu filhos, nos deu com personalidades íntegras; como vamos devolvê-los mais tarde? Com personalidades corrompidas e devassas? Pensemos na nossa responsabilidade diante de Deus quanto os nossos filhos.

Cristo disse que as crianças são do reino de Deus. Logo, devem ser mantidas dentro desse reino.  Os pais devem, portanto,  formar-lhes  na meninice, tal convicção da verdade que a criança cresça e produza sempre dentro dessas Sagradas normas do reino. Cristo ainda disse “não as impeçais” – Eis aí um mandamento de Cristo. Os pais não podem impedir que as crianças vivam no aconchego de Deus. Mas, o que temos visto?

Crianças que desejam ir a igreja, que amam ao Senhor, que querem louvá-Lo e são impedidas pelos seus pais. Cristo disse que da boca da criança sai o perfeito louvor. Você que é pai, você que é mãe, não pode, biblicamente falando, impedir que seus filhos busquem ao Senhor.

Temos conhecimento ou mesmo visto pais que, debruçam no berço aonde está a criança, soprando cigarro sobre o rostinho inocente. A criancinha cresce, vê os pais viciados e imita logo seus vícios. Este procedimento predispõe a criança para o crime e para a desgraça. Temos visto pais ensinarem aos filhos a usar palavrão. Como dói a alma contemplar uma criança inocente repetindo sem saber as palavras torpes ditas pelos pais; e o mais doloroso é, vê-los rindo quando os filhos as pronunciam com uma certa  ênfase. Como machuca o coração ver alguns pais ensinado os filhos a se prostituírem. Vi, a muitos anos atrás, um  pai forçando o filho menor a beber uma dose de aguardente “pinga”.  A criança dizia: “pai eu não quero, eu não quero”  e o pai retrucava: beba, para aprender a ser homem.

Como vão devolver ao Criador essa joia santa que lhes foi confiada? Cristo se indignou com os que não compreendiam as crianças e as impediam por isso, de ir a Jesus.  Cristo também se aborrece com os pais que hoje fazem o mesmo. Vejamos como estamos orientando os nossos filhos e, como vamos devolvê-los a Deus.

Determina na sua Palavra como cuidar das crianças – “instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. Provérbios 22:06 . O apóstolo Paulo escreveu aos Efésios “Criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” Ef. 6:4. Deus colocou ao alcance dos pais uma orientação segura; e exige deles a observância dessa orientação, em relação aos filhos.
 
Por isso, os pais têm de começar consigo mesmos  a tarefa de educar as crianças. Os pais precisam estudar a Bíblia, orar, arrepender-se de seus vícios, cuidar da sua fé e confiança em Deus para guardarem  convenien temente as joias que o Senhor  lhes confiou. Ai daquele que não cumprir o seu dever.

  Pr. José Vasconselos

Nenhum comentário: