Páginas

17 novembro 2017





Somente a Fé (Parte 2)

Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam
e a prova das coisas que se não veem”. 
Hebreus 11:1



"A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. (Hebreus 11:1).
A fé dá substância, realidade às coisas que se esperam; uma realidade que rege os pensamentos da mente e os sentimentos do coração.
É a convicção das coisas não vistas, convicção tão profunda e tão perfeita da sua realidade e, importância que determina o caráter e o modo de vida.
Tal é a natureza e o efeito da fé ilustrada no resto do cap. 11 de Hebreus.


1. A fé dá realidade às condições sob as quais Deus oferece misericórdia aos homens e consegue que estes cumpram  essas condições. “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim; pelo qual alcançou testemunho de que era justo. Porquanto, Deus deu testemunho dos seus dons e depois de morto, ainda fala “por ela”.

2. A fé dá realidade às admoestações de Deus e promove o uso dos meios necessários para se escapar dos perigos que ameaçam. Por isso, “Noé divinamente advertido das coisas que ainda se não viam temeu, e  para salvação da sua família, construiu a arca pela qual condenou o mundo e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”.

3. A fé dá realidade às promessas de Deus e consegue o cumprimento das condições sob as quais foram feitas. “Portanto, pela fé Abraão, sendo chamado obedeceu, para sair ao lugar que havia de receber por herança, e saiu, sem saber para onde ia”. “Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele das mesmas promessas porque esperava a cidade que tem fundamentos da qual o artífice e fabricador é Deus.

 4. A fé dá realidade às bênçãos contidas nas “coisas que se esperam” e capacita o servo de Deus experimentar escárnios, açoites e até prisões. Porque as coisas que se esperam é uma convicção tão profunda e tão completa que promove as condições para suportá-las com gozo.

III - A  fé é frequentemente chamada nas escrituras de   “Pleno Conhecimento” – Efésios 4:13
  
  “Até que todos cheguemos a unidade da fé e ao conhecimento do filho de Deus” Tito 1:1

   “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade”.

   “...não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual” Colossenses 1:9

O apóstolo João testemunha que os fieis sabem que são filhos de Deus quando diz: “Amados agora somos filhos de Deus e ainda não é manifestado o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque assim como é o veremos. 1João 3:2

Esta certeza é firmada na persuasão da verdade divina, não no sensorial, no perceptual ou especulativo. O conhecimento da fé se contém mais em certificação que apreensão, ou seja;  exerço a minha fé naquilo que me foi revelado, que me foi certificado na Palavra mais do que naquilo que apreendi.  Isto é indicado nas palavras do apóstolo Paulo quando diz: “Pelo que estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor, porque andamos por fé e não por vista(IICo. 5:6 e 7).

A fé é um conhecimento certo e seguro, fundamentado em Deus e na sua Palavra.  A fé não se contenta com opinião dúbia e mutável, não se contenta com uma noção obscura e confusa. Pelo contrário, requer certeza plena e fixa das coisas comprovadas.

A fé verdadeira é embasada na palavra de Deus escrita, este é o verdadeiro conhecimento de Cristo.
Cristo foi nos oferecido pelo Pai, conforme atestam as escrituras e não podemos ir até ele pela via reta a não ser pelo evangelho. No evangelho temos a mais plena manifestação de Cristo que é chamada por Paulo “A doutrina da Fé” 1Timóteo 4:6

O apóstolo Paulo une a fé à doutrina como sua companheira inseparável” (Ef. 4: 20,21). Há uma relação permanente da fé com a palavra. O Senhor diz através do profeta Isaías “ouvi-me e vossa alma viverá” Isaías 55:3.

Pr. José Vasconcelos









Nenhum comentário: