Páginas

16 abril 2012

Mulher, Você Pode Mudar o Rumo das Coisas

“E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual assentando-se aos pés de Jesus, ouvia a sua Palavra”.  Lucas  10: 39
    
  Esta  passagem é muita  conhecida no meio evangélico. Jesus encontra-se um dia na casa das irmãs, Marta e Maria. Marta, está preparando a  refeição, atarefadíssima. Maria, no entanto, prefere ficar na sala ouvindo Jesus.
Está a ouvir Jesus quando Marta pede a Ele que mande Maria ajudá-la. O mestre não aceita tal pedido, mas diz: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária e, Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”
O que vemos aqui? Vemos que Jesus não achasse desnecessário o trabalho que Marta estava fazendo.
Mas, Ele quis realçar o valor do interesse de Maria. Esta, de fato,  não estava desperdiçando tempo, nem fazendo pouco caso da irmã, mas aproveitando-se de uma oportunidade que talvez não voltasse mais. E Jesus ensinou com isso, às mulheres de todos os tempos que a sua preocupação não deve ser somente com as coisas da casa, ou com as exterioridades do corpo, que levam a vaidade e ao luxo. A mulher deve cuidar de seu lar, dos seus filhos, do marido.
Isto é útil e indispensável, mas deve preocupar-se sobretudo com as coisas que dizem respeito à vida moral e espiritual. Deve preocupar-se com o reino de Deus e a sua justiça, assim como também o homem.
O trabalho para o reino é trabalho que nunca será perdido. É a parte que não será tirada.
Enfeites, beleza, luxo, preocupações caseiras são coisas que se vão. O tempo as leva, as consome, mas, a virtude, a caridade, o amor, a justiça  são valores eternos.
Que seria da nossa humanidade, se em todos os tempos não houvesse existido mulheres piedosas? Mães consagradas ao serviço de Deus? Esposas pacientes e dedicadas que, pelo sacrifício de si mesmas, no altar da fé, conseguiram mudar corações endurecidos.
Se as mulheres cristãs hoje tomassem o seu lugar ao lado de Cristo, muitas coisas tortas seriam mudadas. Se a sua preocupação estivesse ao lado da boa causa, que transformação não veríamos na sociedade.
Mas, o que vemos muitas vezes? Mulheres que dizendo-se cristã, estão mais preocupadas com os seus luxos, seus caprichos, suas vaidades.  Dói na alma vermos algumas mulheres que não oram por seus filhos, não oram com eles, não leem a Bíblia para eles, não se empenham em levá-los aos cultos.
Mulheres que se alegram mais em prepararem os filhos para as festas juninas realizadas nas escolas, e não se empenham em prepará-los para a igreja.
As mulheres devem ser gratas a Jesus porque não só Ele lhes trouxe salvação como também deu-lhe liberdade e as fez participantes de sua obra.
Jesus defendeu mais do que uma vez o direito da mulher diante da prepotência do homem. Em assunto de religião, a mulher tomava uma posição de todo passiva, não podia envolver-se em assuntos teológicos, havia até quem pensasse, teria mesmo a mulher alma?
Veio Jesus e conferiu-lhe uma dignidade nunca vista antes. Havia mulheres na palestina, nos tempos de Jesus que acompanhavam o Mestre em suas campanhas missionárias, davam-lhe de suas fazendas para custear a obra. Mulheres assistiram aos seus últimos momentos na cruz, mulheres receberam a sua mensagem depois de sua ressurreição, e uma mulher foi a primeira convertida no mundo europeu.
Que cada mulher hoje seja uma boa Maria, a  assentar-se aos pés de Jesus para aprender com Ele a transformar este mundo.

Pr. José Vasconcelos

Nenhum comentário: