Páginas

09 abril 2012

Seja Um Construtor na Sua Igreja

"Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu como sábio construtor..." I Co 3:10



Estas palavras foram escritas pelo Apóstolo Paulo. Tenho uma grande admiração por esse homem escolhido por Deus para ser o apóstolo dos Gentios. Suas epístolas são uma fonte de riquezas para as nossas vidas espirituais. Sua vida é digna de ser imitada, ele mesmo disse: “Oxalá vós fósseis meus seguidores como eu sou de Cristo Jesus”.
Paulo foi um implantador de igrejas. Precisamos aprender com ele como fundar e edificar uma igreja.Paulo não as construía displicentemente. Ele era somente dedicado em suas tarefas, ele também sabia usar as ferramentas certas. Nós também devemos aprender a usá-las.
Alguém já disse: “Se tudo o que  temos  é  um  martelo em nossa caixa de ferramentas ministerial, nossa tendência é tratar tudo como se fosse um prego”. Talvez você já tenha passado pela experiência de chamar um pedreiro para fazer  determinado serviço em sua casa e ele aparece sem nenhuma ferramenta na mão.
Lá está você andando pela vizinhança a procura de um prumo, de uma talhadeira, de uma régua, porque aquele  que deveria ter  todos esses equipamentos não os tem. Você não acha isto um absurdo? Como é que um construtor não tem as ferramentas adequadas para construir?
Para se fazer o trabalho do Senhor é necessário preparar-se adequadamente. O apóstolo Paulo exortou ao jovem Timóteo, “persiste em ler, exortar e ensinar...” 1Tm 4:13  “Medita estas coisas, ocupa-te nelas para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos” , “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina...”.
Evidentemente que todos os nossos planos, programas e procedimentos não significam nada sem a unção de Deus. O Salmo 127 diz, “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”.
Uma igreja não pode ser criada apenas pelo esforço humano. Tem muitos crentes por aí querendo aplicar a organização, a administração e marketing da empresa à igreja. Uma igreja não é um negócio, não é uma empresa. Onde está o Espírito Santo em igrejas que agem assim? Em algumas delas as orações são apenas tapar buracos.
Eu não quero dizer com isto que sou contra a planejamento, propaganda, organização, não. O problema  está em que todos os planos, programas e procedimentos, sem a unção de Deus não significam nada.
Temos que estudar a Palavra, temos que orar. A oração é absolutamente essencial.
Mas você  sabia que  a  oração  por  si
só não faz a igreja crescer?
Tem igrejas e pastores que estão orando muito e a igreja está morrendo. Como se explica isto? É que a oração precisa ser uma oração eficaz.

Certa vez Josué estava orando. Humilhado, vestidos¸ prostrado em terra, rosto no chão e o Senhor disse para ele parar de orar. “Levanta-te¸ por que  estás prostrado assim sobre o teu rosto?  Israel pecou. Levanta-te santifica o povo, e dize santificai-vos”. (Josué 7: 10 e 11)

Deus disse a Josué para parar de orar e se levantar para corrigir as causas de suas falhas. (Josué 7) .  Há tempo para orar e há tempo para agir com responsabilidade.

Quantos que estão orando assim: Senhor abençoa esta igreja, converte os pecadores mas,  não  faz   absoluta-mente nada, é um peso morto. É necessário oração eficaz e ação.
Há uma passagem que chama-me a atenção, ela está registrada em 2Cr. 7:14,  “E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”
Pr. José Vasconcelos


Nenhum comentário: