Páginas

28 agosto 2012

Cuide de Seu Corpo

 
 
"Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e obrares o que é reto diante de seus olhos e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito, porque eu sou o Senhor que te sara”        
                         Êxodo 15:26
 
Deus por   intermédio  de  Moisés, anuncia ao povo de Israel que ele é o Deus da saúde. No versículo que acabamos de ler, está clara a diferença entre o povo de Israel e os Egípcios, isso é um fato significativo, pois a medicina egípcia era, naquela época muito avançada em relação aos demais povos e, em especial aos Hebreus.

Do ponto de vista humano, a medicina egípcia era superior à de Israel. Entretanto, Deus avisava que o povo de Israel teria mais saúde que os egípcios.

Moisés fora educado em toda a ciência dos egípcios (Atos 7:22). Entretanto, ao dar as normas da lei para seu povo, seguiu fielmente o que o próprio   Deus    lhe   houvera dito, estabelecendo naquela época, dentro de um povo que pouco desenvolvera sua medicina, conceitos tão corretos que somente milhares de anos após, a ciência os estabeleceu como verdades inquestionáveis.

Vejamos alguns pormenores interessantes. No livro de Levítico 13:46 lemos “será imundo durante os dias em que a praga estiver nele; é imundo, habitará só: a sua habitação será fora do arraial”.
Está evidenciado nestes versículos o princípio básico do “isolamento” da “quarentena”. Hoje o isolamento é algo óbvio e comum. Há até hospitais específicos para receber os doentes com moléstias infectocontagiosas.

Entretanto, até há poucos séculos, isso não era conhecido. Foi necessário que milhões de pessoas em todo o mundo fossem dizimadas por inúmeras “pestes”, até que esse princípio bíblico fosse seguido.
Assim se deu com a “peste negra” que na idade média matou cerca de ¼ de toda a população da Europa. O quadro começou a reverter-se quando as medidas de isolamento foram implantadas.
O Cap. 19 do livro de Números é um tratado de assepsia e antissepsia. Ensina detalhadamente o uso habitual do lavar as mãos para determinadas situações. Esse procedimento é hoje ato obrigatório em qualquer hospital.

Hoje, a ciência sabe e comprova a transmissibilidade de doenças por mãos contaminadas. Muitas vidas, foram ceifadas pela ignorância.

A mortalidade hospitalar era enorme antes de 1878, quando perceberam e sentiram a necessidade de lavar as mãos antes de cirurgias, partos e muitas outras operações. Moisés, no entanto, recebera do próprio Deus este ensinamento – “Quando pois, o que tem o fluxo, contar-se-ão sete dias para sua purificação e lavará os seus vestidos,e banhará a sua carne em águas vivas, ou seja em águas correntes”

Lemos em Deuteronômio 23: 12,13 – “Também haverá um lugar fora do acampamento para onde irás. De entre as tuas armas terás uma pá e quando te abaixares fora, cavarás com ela e, volvendo-te, cobrirás o que saiu de ti”.

Milhares de pessoas, vítimas de cóleras, disenterias e febre tifoide, poderiam ter sido salvas se esse procedimento, medida de sanitarísmo houvesse sido implantado. O costume de jogar os dejetos nas ruas era comum. A contaminação era generalizada.

Hoje, sabe-se que a água encanada e esgoto são capazes de diminuir a mortalidade infantil três vezes mais eficazmente que os recursos empregados com médicos e hospitais.

Assim, vemos que o Senhor deu diretrizes ao seu povo, também quanto à higiene.

O crente não deve ser uma pessoa imunda por mais pobre que seja, porque pobreza não é sinônimo de sujeira. O crente deve dar um bom testemunho te nas coisas mínimas como por exemplo; não jogar lixo na rua, manter sua casa limpa, manter os cuidados primários que beneficiam muito à saúde.
Repito, Deus deu ordenanças quanto à saúde espiritual, mas também quanto à saúde física.

O problema é que muitos crentes preocupam-se só com a alma, o corpo, esse fica entregue a imundícia. Lembre-se, que o seu corpo é o Templo do Espírito Santo, precisa ser muito bem cuidado. E a Bíblia diz como cuidar dele.

Pr. José Vasconcelos

Um comentário:

Ministério Shemá disse...

Pastor Edson Urbano: parabéns por sempre manter esse espaço atualizado com mensagens edificantes. Lançando a semente do evangelho e fazendo a sua parte. Os resultados ficam por conta do Espírito Santo e da vontade soberana do nosso Deus.
Que Ele continue lhe abençoando!