Páginas

04 dezembro 2013

A Verdadeira Religião


 “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas, porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”

1 Tm 4.16




É comum ouvirmos alguns evangélicos dizerem: “os homens atualmente estão buscando mais diretamente as brigas doutrinárias do que a anunciação da salvação em Cristo Jesus."
Dizem: deixemos as questões doutrinárias de lado e partamos para a evangelização, pois é o mais importante; não queremos tirar os méritos evangelísticos de muitos irmãos que estão empenhados em ganhar almas para Jesus, enfim, estes têm feito um grande trabalho no rei de Deus, porém, queremos lembrar aos indecisos quanto à doutrina, que não adianta projetar a planta de um grande edifício, com a maior beleza possível, sem que se pense primeiramente em seus alicerces, verificando-se se os mesmos são suficientemente fortes para suportar o peso a eles destinados.
Apresentamos hoje ao mundo, o Cristo vivo, poderoso, maravilhoso. Se não cuidarmos dos alicerces doutrinários que sustentam o verdadeiro cristianismo, como então se garantirá o progresso do crente em Cristo?
Ao entrarmos num alto edifício, o que primeiramente procuramos são os elevadores que nos levarão do primeiro ao último andar.
Mas o que seria do nosso objetivo em subir a algum andar do referido prédio, se os elevadores não tivessem o ponto de apoio necessário para realizar a ascensão gradativa aos andares por nós desejados?
Diz a Bíblia que a nossa santificação é progressiva, ontem éramos bebês em Cristo, como disse Paulo, não podemos receber ainda o alimento sólido, estávamos no primeiro andar do edifício que é Cristo. Hoje, porém, graças aos ensinamentos sãos, às doutrinas fundamentalistas que Cristo nos legou, estamos em contínua ascensão. Quanto mais nos fortalecemos na fé e na decisão doutrinária, mais ainda subimos no grande edifício da santificação.
Muitos estão sendo convertidos, mas não estão recebendo a sã doutrina. Estão no andar térreo do edifício, não lhes estão sendo indicados os elevadores seguros, para a ascensão que lhes será a santificação.
Qualquer um dos elevadores serve – dizem alguns pregadores. Todos eles sobem – (todas as religiões nos levam a Deus), acrescentam.
Enfim, quantas discussões, quantos problemas levantados por causa da religião. Alguém disse que a religião é tão misteriosa como “a vaca preta que come capim verde e dá leite branco e manteiga amarela – através de seu sangue que é vermelho”.
Nos meios evangélicos, geralmente faltam-lhes a definição exata do que é religião.
Segundo Langston, “ a religião é a vida do homem nas suas relações, isto é, a vida do homem em relação a Deus que o criou...”
Há muitas religiões, milhares – e, dente elas, existem as falsas e a verdadeira. Tiago fala da religião pura e imaculada. Notem que ele não cita as religiões puras e imaculadas, mas se reporta a apenas uma; pois ela é única. Qual então? Você pergunta.
O cristianismo difere de todas as demais religiões; e seu conteúdo foi revelado por Deus, sendo uma expressão externa por parte dos crentes, não na tentativa de obterem salvação, mas antes, para através dela, expressarem seu profundo agradecimento.
Religião é vida, é religação com Deus e só há um meio para o homem religar-se com o Senhor todo poderoso, através de Jesus Cristo. O evangelho, no entanto, orienta e define a religião. O apóstolo Paulo dizia “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...” Rm 1: 16
Se você está procurando uma religião para se salvar, você está no caminho errado, na procura errada.
Busque a Cristo, decida-se por ele, siga-o. Fazendo assim, você poderá dizer que está dentro da verdadeira religião, pois, a religião verdadeira é aquela que leva o homem a ser grato a Deus pela salvação que ele recebeu na pessoa de Jesus Cristo.
A religião verdadeira é manifesta na comunhão do homem com Deus e com seu próximo, no desejo de santificação, na mais alta expressão de louvar ao Senhor Jesus Cristos como expressou-se o apóstolo Pedro “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que segundo a sua grande misericórdia nos gerou de novo, para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.
Sim, dizemos como o apóstolo Pedro: “Bendito seja Deus que nos salvou na pessoa do seu filho Jesus”.
E então, você vai continuar como está?
 
Pr. José Vasconselos

Nenhum comentário: