Páginas

09 dezembro 2013

O Dia da Bílbia

 
 
 
 
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho"
Sl 119:105
 
 
O dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado.
 
A data escolhida foi o segundo domingo do Advento (o Advento é celebrado nos quatro domingos que antecedem o natal). Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia.
 
No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.
 
Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizando.
 
Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948.
 
Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo Domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim.
 
A Bíblia que temos hoje no Brasil ela foi Traduzida pelo Pastor Português João Ferreira de Almeida que Nasceu por volta de 1628, em Torre de Tavares, Portugal, e morreu em 1691, na cidade de Batávia (atual ilha de Java, Indonésia). Ele traduziu a Bíblia para a língua portuguesa que só foi concluída alguns anos mais tarde em 1753.
 
As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo país.
 
Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo território nacional.
 
Algumas citações sobre a Bíblia:
 
"O crente negligente na leitura da Bíblia, também o será na sua vida cristã" Max Reuch.
 
"Uma Bíblia nas mãos é melhor que duas nas prateleiras" Paul Holdcraft.
 
"Satanás não tem medo de Bíblias empoeiradas" Geikie Cowper.
 
"É impossível governas o mundo retamente sem Deus e a Bíblia" Geoge Washinton.
 
"Um homem não pode ser considerado educado, se não conhecer as verdades fundamentais da Bíblia"  Eleonor Doan.
 
"Deixe a Bíblia encher a sua mente, orientar o seu coração e guiar os seus passos". Henrietta C. Mears
 
"Os leitores assíduos da Bíblia são crentes em crescimento; quando os cristãos deixam de ler o santo livro, cessa também o seu crescimento espiritual". Daniel Webster
 
Edgard C. Watts, da Califórnia (EUA), com 84 anos de idade, já havia lido a Bíblia 161 vezes, aduzindo-se a circunstância de que tinha apenas um olho" Eleonor Doan.
 
"Muitos livros foram publicados para nossa informação. A Bíblia, contudo, nos foi concedida para nossa transformação" Will Hougnton.
 
"É uma espécie de impiedade não ler aquilo que por nós e para nós escreveu a mão do próprio Deus. Que ninguém incorra nesta falta, tendo ao seu alcance a leitura da santa Bíblia" Agostinho
 
 
Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil e outros
 
Pr. José Vasconcelos

 

 


Nenhum comentário: